Cultura: Sai lista de projetos selecionados para o Ateliê Amarelo

Casarão no centro da capital será ocupado por artistas que não dispõem de ateliê próprio

sex, 06/05/2005 - 13h03 | Do Portal do Governo

A comissão curadora responsável acaba de divulgar a lista dos nove projetos selecionados para integrar o Ateliê Amarelo, projeto da Secretaria de Estado da Cultura. Em ordem de escolha, são eles: Procuramos Ricardo, Sinalização Subjetiva, São Paulo 2005 – Desenho Desígnio, A madeira e a Luz do Centro, Centros Comunicantes, Praça Vermelha, Tapumes, Na Rua e Juzarte. Como suplentes, também seguindo esta ordem, ficaram: Brinquedos(?), A Potencialidade Afetivo-construtiva do Centro de São Paulo e Diário de Anotações Gráficas.

De acordo com a comissão de curadores, presidida por Maria Bonomi e formada por Cildo Oliveira, João Spinelli, Paulo Von Poser e Leila Gouvêa, os critérios usados na seleção foram: clareza das propostas, contemporaneidade, pertinência, vínculos com a arte pública, indagação sobre o Centro antigo de São Paulo, definição de um produto, além de reflexão e transformação do olhar sobre foco do programa para este primeiro ano.

Os artistas que tiveram seus projetos contemplados terão de trabalhar com o tema proposto pela curadoria que é uma reflexão social e poética sobre o centro da cidade. Durante o processo, eles receberão apoio dos curadores e seus trabalhos poderão ser acompanhados por estudantes de artes e demais interessados.

Idealizado pela secretária Claudia Costin e desenvolvido pelo Departamento de Museus e Arquivos, o Ateliê Amarelo é um novo espaço cultural no centro antigo de São Paulo dedicado a artistas contemporâneos. Localizado em um sobrado do início do século, no número 35, da rua General Osório, o ateliê será ocupado por nove artistas, quatro da capital e cinco do interior.

Esse equipamento cultural se integra aos que já existem na região da Luz, como a Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo e Centro Tom Jobim.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)