Cultura: Revelando São Paulo vai até domingo no Parque da Água Branca

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional deve reunir mais de 600 mil pessoas

seg, 12/09/2005 - 13h45 | Do Portal do Governo

O VII Encontro das Manifestações Cosmopolitas e o início das visitas monitoradas são os destaques de hoje no Revelando São Paulo 2005. A nona edição da maior festa de cultura popular do Estado – IX Festival da Cultura Paulista Tradicional – deve reunir mais de 600 mil pessoas, no Parque da Água Branca, até domingo, dia 18.

O desfile de tropas de mulas, tropeiros, carros de bois e carreiros, de várias cidades do interior, também faz parte da festa, nesta segunda-feira. Ao todo, moradores de Piquete, região de Guaratinguetá; do distrito de São Francisco Xavier e Caçapava, na região de São José dos Campos; Socorro, de Bragança Paulista; e Guararema, na Grande São Paulo, estarão se apresentando, a partir das 9 horas.

À noite, na Grande Arena, o grupo Afro Imagem, de Itapira, fará um espetáculo de dança afro; enquanto o Núcleo de Brincante Eremirim, de Osasco, traz ao público o tradicional Bumba Meu Boi; e o grupo Show Axé, de Votorantim, apresenta seu show. Jongo, Batuque, Samba de Caboclo, Samba de Roda, Maracatus e Tambor Congo, além de outras manifestações culturais, fazem parte da programação.

O IX Festival da Cultura Paulista Tradicional reúne durante toda esta semana representantes de cerca de 180 municípios do Estado. Eles apresentam aspectos culturais desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista e refletem toda a diversidade cultural do Estado.

Um pouco da história

O Revelando São Paulo foi criado em 1997 e tem por objetivo mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas durante a festa, realizada anualmente no Parque da Água Branca, na Capital.

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional
Até 18/09, das 9h às 21h
Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455
www.darc.sp.gov.br

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura