Cultura: Revelando São Paulo 2005 começa com diversas atrações

A partir do dia 9 de setembro serão reunidas na Capital atrações culturais de 180 cidades

qua, 31/08/2005 - 18h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte vão reunir, através do programa Revelando São Paulo, as manifestações culturais mais representativas de cerca de 180 cidades, reunidas em uma das maiores celebrações populares do país. Danças, músicas regionais com seresteiros, sanfoneiros e violeiros, grupos rituais, além de artesanato e a culinária caipira são algumas das atrações do Revelando São Paulo.

A apresentação do Revelando São Paulo 2005 para a imprensa, autoridades, parceiros e convidados será no dia 9 de setembro, às 12h, no Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca), durante o almoço típico da mesa paulista tradicional.

Entre 10 e 18 de setembro, o público terá a oportunidade de apreciar a cultura popular de todo o Estado, NO Parque da Água Branca. Serão apresentados aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida paulista, refletindo toda nossa diversidade cultural. Cada município é contemplado com um estande onde são apresentados para o público, o artesanato e a culinária tradicionais do Estado.

Em um grande palco montado na grande arena, bem como pelas áreas livres do Parque da Água Branca, serão exibidos folguedos ou grupos de danças oriundos dos municípios .

Na 9ª edição do Revelando São Paulo, espera-se um público de mais de 600 mil pessoas. No dia 10, a cerimônia de abertura do evento será realizada às 9h no Memorial da América Latina, com eventos que destacam a cultura da paz, como a performance Os Quatro Elementos, do grupo Abaçaí, em homenagem ao embaixador Sérgio Vieira de Mello, patrono do ConPaz (Conselho de Paz), morto em agosto de 2003. Entre as principais atrações, está o traslado em procissão, da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida a três igrejas da cidade.

Revelando São Paulo
Projeto criado em 1997, reúne uma amostragem significativa da cultura tradicional e do folclore paulistas. Objetiva mostrar a diversidade cultural e promover o encontro entre o rural e o urbano. Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, religiosidade e muitas outras coisas que caracterizam a cultura paulista são apresentadas no Revelando São Paulo. O projeto é realizado anualmente no Parque da Água Branca, na capital do Estado.

O contato com os municípios é feito a partir do Departamento de Atividades Regionais da Cultura (Darc), da Secretaria de Estado da Cultura. Ao longo do ano, são realizados encontros, reuniões e seminários com os prefeitos, dirigentes e secretários de Cultura dos municípios, onde são propostas reflexões sobre os conceitos e orientações sobre as condições de participação no evento.

IX Festival da Cultura Paulista Tradicional
De 10 a 18 de setembro – das 9h às 21h
Parque Dr. Fernando Costa – Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455
/www.darc.sp.gov.br

Da assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura
C.A.