Cultura: Representantes de 16 cidades participam de Fórum dos Museus

Mini-fórum colhe informações da região para reestruturação estadual dos museus

ter, 09/08/2005 - 12h20 | Do Portal do Governo

Representantes de 16 municípios da região participam nesta quarta-feira, 10, do Fórum Regional Cultural de 2005, que acontece na Casa de Cultura ‘Paulo Setúbal’ (Praça Manoel Guedes, 48) a partir das 9h30, com entrada franca.

Participam do debate representantes de Apiaí, Capão Bonito, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itaí, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Salto, Sorocaba, São Paulo, São Roque, Piedade, Paranapanema, Votorantim e Tatuí. A maioria são diretores de cultura, artistas e professores.

Sob coordenação da Secretaria de Estado da Cultura e com o tema ‘Compartilhar Idéias, Ideais e Soluções para os Museus Paulistas’, o encontro é um ‘mini-fórum’ que visa colher informações para reestruturação dos museus no Estado de São Paulo. O encontro que é realizado em Tatuí também acontecerá em outras seis cidades do Estado de São Paulo. Ele é uma preparação para o Grande Fórum de lançamento do novo Sistema de Museus do Estado de São Paulo, agendado para o mês de novembro.

As palestras serão coordenadas pela diretora técnica do Grupo Técnico dos Sistemas de Museu, Diná Jobst (que fala sobre ‘Como Organizar e Revitalizar um Museu’). Já a historiadora Sílvia Alicia Antibas, fala sobre ‘Nova Proposta do Sistema de Museus do Estado de São Paulo’. A museológa Beatriz Augusta Cruz, do Grupo Técnico dos Sistemas de Museus, vem ao evento para falar sobre o tema ‘O Curso Técnico de Museuologia’.

Ainda no encontro Angélica Fabbri, presidente do Conselho Regional de Museologia, fala sobre as ações do órgão e, no encerramento, haverá debate e registro de sugestões e idéias.

Além de Tatuí, recebem os debates as cidades de Guaratinguetá, Amparo, Piracicaba, Rio Claro, Brodowski e Tupã, com objetivo final de ‘transformar estes fóruns em instrumento de reflexão sobre o conceito atual de museus localizados à margem dos principais centros urbanos’.

Da Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

C.C.