Cultura: Projeto Revelando São Paulo promove atividades no Parque da Água Branca

Encontro das tradições paulistas, realizado anualmente, também conta com o Festival da Amizade

seg, 16/09/2002 - 12h48 | Do Portal do Governo

Danças e músicas regionais, culinária, artesanato, folclore, religiosidade, tudo o que caracteriza a cultura paulista pode ser visto a partir desta segunda-feira, dia 16, no Parque da Água Branca, no Projeto Revelando SP. A abertura oficial foi realizada neste domingo, dia 15.

O encontro das tradições paulistas, realizado anualmente, terá também o Festival da Amizade, com apresentações de música e dança de 40 grupos das comunidades étnicas de São Paulo, representado vários países do mundo.

Nesta sexta edição, o Revelando SP abre espaço para as devoções, bastante arraigadas em todo o interior e no País, trazendo a imagem peregrina de N. Sra. Aparecida, da Basílica da cidade de Aparecida, que poderá ser visitada durante todo o período do evento.

Até a próxima sexta-feira, dia 20, o Parque da Água Branca será o palco das manifestações culturais do estado de São Paulo, com apresentações de violeiros, sanfoneiros, congados, moçambiques, brincadeiras infantis, movimentação de animais, cavalhadas e os alegres bonecões e cabeções, figuras do folclore carnavalesco.

Nas baias, os estandes de artesanato serão uma grande vitrine para os artesãos, com os artigos típicos de suas cidades, além das comidas tradicionais que podem ser degustadas no local, numa ampla e variada mostra das especiarias da culinária paulista.

Entre os destaques do encontro, a reverência ao trabalho que caracteriza o desenvolvimento de São Paulo. A figura do pescador, dos agricultores e outros trabalhadores da terra, que difundem as técnicas do ofício por meio do aprendizado prático.

Além das apresentações de palco durante todo o dia, também se destacam as festas temáticas, como a Noite dos Tambores, Noite de São João e o Rancho Tropeiro.

Data: De 16 a 20 de setembro de 2002
Local: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, 453 (acesso pelo metrô Barra Funda)
Entrada gratuita