Cultura: Projeto ‘Revelando São Paulo’ começa em setembro

nd

qui, 23/08/2001 - 19h02 | Do Portal do Governo

Em setembro, a cultura tradicional paulista ganha espaço na Capital, com a realização do ‘Revelando São Paulo’ no Parque da Água Branca. Entre os dias 16 e 23 de setembro, acontece o grande encontro das diferentes manifestações de todo o interior, reveladas na dança, música, no culto à religiosidade, no folclore, nas artes e até na culinária. A abertura do ‘Revelando São Paulo’ acontece no dia 14 de setembro, sexta-feira, às 12h, com almoço para a imprensa.

Nesta quinta edição, o projeto criado em 1997 pela Secretaria da Cultura do Estado com o objetivo de estabelecer o intercâmbio entre os grupos rituais e promover a cultura das mais diferentes regiões, traz como novidade, a consolidação da cerimônia inter-religiosa, com rituais de umbanda e candomblé e a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida da Basílica de Aparecida do Norte (fac-símile) que descerá de helicóptero no meio da Grande Arena. Também passam a integrar a programação, a Noite dos Tambores, Noite de São João e o Rancho do Tropeiro.

Durante toda a semana, o Parque da Água Branca reunirá o mais significativo da cultura do interior, reunindo cerca de 180 municípios, com apresentações de congados, moçambiques, rituais de devoção, folclore e brincadeiras. Nos estandes, estarão expostos o artesanato e a culinária típicos, além das barracas para venda de pratos especiais de cada região, abertas durante todo o evento.