Cultura: Projeto Pixinguinha conta com apoio da secretaria

Estréia será nesta terça-feira, dia 12, Teatro Fernando Azevedo

seg, 11/04/2005 - 15h06 | Do Portal do Governo

Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Projeto Pixinguinha estréia dia 12, em São Paulo, com os shows de João Omar, Lula Queiroga e Silvério Pessoa. Nesta edição, a Secretaria garantiu transporte, alimentação, hospedagem , locais para as apresentações, serviço de camarim, carregadores, todos os equipamentos de som e iluminação.

As novidades da temporada são: a pasta vai levar os shows à periferia da cidade e os ingressos serão a doação de um livro para o programa de incentivo ao prazer de ler: São Paulo: Um Estado de Leitores. O primeiro show, dia 12, será no teatro Fernando Azevedo, na praça da República, o segundo e o terceiro, respectivamente, em 09 de maio e 06 de junho serão no CEU (Centro Educacional Unificado) do Campo Limpo e o quarto, em 07 julho, será no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

A apresentação de abertura mostra o entrosamento do popular e erudito no violão do baiano João Omar, a poesia e musicalidade inovadoras de Lula Queiroga e a modernidade nordestina da música de Silvério Pessoa, que mescla o pop e o regional, acompanhados de João Liberato (flauta), Tostão Queiroga (bateria), Lucky Luciano (baixo), Lulu Oliveira (guitarra), O Fabra (teclado), André Julião (acordeon) e Renato Bandeira (violão). A caravana vem do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória e, depois de São Paulo, segue para Porto Alegre, Caxias do Sul (RS), Curitiba e Ponta Grossa (PR).

A direção ficou a cargo de Irene Brietzke, que vem de uma elogiada carreira em comédias, musicais e shows de artistas locais. Ela fez direção de interpretação do disco de Cida Moreyra em torno de Brecht e, mais recentemente, os espetáculos Trem-Bala e Almas Gêmeas , reunindo crônicas de Martha Medeiros. No ano passado, Irene dirigiu também a maranhense Rita Ribeiro, o alagoano Wado, o carioca Carlos Malta o grupo paraíbano Totonho e os Cabra . A iluminação é de Aurélio de Simoni, que assina a iluminação de peças como Cócegas e Sonhos de Einstein .

Data: Terça-feira, dia 12 de abril de 200
Horário: 20 horas
Local: Teatro Fernando Azevedo
Endereço: Praça da República, 53, Centro
Ingressos: doação de um livro

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.