Cultura: Projeto leva oficinas culturais aos Centros de Integração da Cidadania

Secretarias da Justiça e da Cultura fizeram parceria para a realização do projeto

qui, 02/10/2003 - 19h40 | Do Portal do Governo

O projeto “Peg Livro – Biblioteca Comunitária Circulante”, está reunindo pessoas de todas as idades em oficinas de literatura, música e cartoon realizadas nos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Para a realização do projeto, uma parceria entre as secretarias da Justiça e da Cultura, foram entregues aos CICs quatro caixas-estantes contendo, cada uma, 250 livros, além de material de suporte, como caneta, lápis e papel. As caixas-estantes são abertas, em cada CIC, uma vez por semana, em períodos de duas a três horas.

O objetivo é estimular o gosto pela leitura e promover a cidadania nas regiões periféricas da cidade. Na oficina de literatura, ministrada por Eliseu Marino, trabalha-se a palavra escrita; Celso Marques propõe na oficina de música a formação de um grupo de sarau (música e leitura de poemas, contos e outros), e a oficina de cartoon, coordenada por Vilmar de Oliveira Júnior, procura estimular a representação gráfica da leitura.

Segundo Eliseu Marino, nas oficinas de literatura o principal obstáculo é quebrar o preconceito que existe em relação à leitura. “A escola não educa os alunos para serem escritores.

Preocupa-se muito com a correção gramatical, inibindo a criatividade dos alunos, afastando-os da literatura”, explicou. “A oficina visa estimular o gosto pela leitura, despertando o auto-conhecimento.”

Nas oficinas de literatura o primeiro passo é desenvolver a fluência e estimular o ato de escrever. Em seguida, por meio de um estímulo, que pode ser um filme, texto ou poesia, é feita a redação e os alunos são convidados a ler seus próprios trabalhos. “No início os participantes tinham vergonha de ler o material. Agora, eles até brigam para ler os textos.”

As oficinas de música e cartoon também estão sendo muito procuradas. “Inicialmente, pensávamos em limitar a 20 o número de participantes para cada turma, mas o sucesso foi tanto que liberamos as inscrições. No CIC Oeste, por exemplo, estão inscritas cem pessoas na oficina de música”, contou Celso Marques.

A previsão é de que o projeto tenha duração de dois anos e meio, tempo necessário para que as quatro caixas tenham percorrido, em forma de rodízio, todos os CICs. O CIC Leste não recebeu caixa-estante pois a unidade possui uma biblioteca própria.

População carente

O objetivo do CIC é prestar à população carente uma série de serviços públicos e oferecer mecanismos para a solução de conflitos localizados, além de promover cursos de sensibilização à cidadania.
Nos CICs a população tem acesso à orientação jurídica, social e psicológica gratuita; emissão de cédula de identidade, carteira de trabalho e atestado de antecedentes; informações do Procon sobre as diversas relações de consumo; atendimento do CDHU e outros serviços. Tudo de maneira integrada, sem que as pessoas precisem se deslocar para vários lugares.

Paralelamente a esses serviços, os centros promovem palestras gratuitas sobre cidadania e educação comunitária aos líderes comunitários para estimular a conscientização e sensibilização na busca de alternativas para solução dos problemas individuais e coletivos.

Além dos postos fixos, o Centro de Integração da Cidadania também desenvolve o ‘Projeto Cidadania Para Todos’ em bairros carentes, com alto índice de violência e baixo nível de convivência comunitária. É uma atividade descentralizada que oferece às comunidades periféricas todos os serviços existentes nos postos de atendimento fixos.

Horários e locais da Oficinas Culturais nos Cic’s

Cic Oeste
Local: Estrada de Taipas, 990 – Jaraguá
Contato: 3942-5184/ 3942- 5186/ 3942-5228

2º Feira: Música (das 9h às 11h)
4º Feira: Literatura (das 14h às 17h)
5º Feira: Cartum (das 15h às 17h)

Cic Francisco Morato
Local: Rua Demerval Gomes Romano (próximo à Estação Ferroviária)
Contato: 4489-3255/ 4489-3133

Terça-feira: Música (das 9h às 11h)
Quinta-feira: Cartum (das 10h às 12h)
Sexta-feira: Literatura (das 14h às 17h)

CIC Norte
Local: R. Ari da Rocha Miranda, 36 –Jaçanã
Contato: 6246-5384/ 6246-5380

Terça-feira: Literatura (das 14h às 17h)
Quarta-feira: Cartum (das 15h às 17h)
Quinta-feira: Música (das 9h às 11h)

CIC Leste
Local: R. Padre Virgílio Campelo, 150 – Itaim Paulista
Contato: 6562-2440/ 6963-3922

Segunda-feira: Literatura (das 14h às 17h)
Terça-feira: Cartum (das 15h às 17h)
Sexta-feira: Música (das 9h às 11h)

CIC Sul
Local: Av. Um, 100 – Jardim São Luís – Santo Amaro
Contato: 5514-0182/ 5514-5369

Segunda-feira: Cartum (das 15h às 17h)
Quarta-feria: Música (das 9h às 11h)
Quinta-feira: Literatura (das 14h às 17h)