Cultura: Projeto Guri participa da 1.ª Conferência Orquestral da África do Sul

Guri foi a única instituição brasileira convidada a participar desse evento

qua, 03/08/2005 - 17h15 | Do Portal do Governo

Projeto Guri participa a partir de hoje, dia 3, da 1° Conferência Orquestral da África do Sul, organizada pela World Association for Symphonic Bands and Ensembles South África (WASBE AS). O Guri foi a única instituição brasileira convidada a participar desse evento, no Artscape Theatre Centre, na cidade do Cabo, capital legislativa do país. A diretora-artístico-pedagógica da Associação Amigos do Projeto Guri, Nurimar Valsecchi, é a porta-voz da entidade na África do Sul.

Há dez anos, o projeto promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do ensino da música. Atualmente, a organização atende a cerca de 25 mil crianças. A África do Sul, que iniciou um projeto semelhante, está interessada no intercâmbio. Lá, o projeto é formado por uma orquestra com 40 crianças de baixa renda, que ainda não foi batizado. Como no Estado de São Paulo, os instrumentos também são fornecidos pelo governo.

A WASBE é uma associação mundial de bandas sinfônicas, sem fins lucrativos, composta por músicos, maestros, professores, empresas e parceiros. Desde 1981, a organização vê na música uma forma diferenciada de expressão cultural. Formada por cerca de mil pessoas e organizações, a WASBE está presente em 50 países.

1° Conferência Orquestral da África do Sul
Até dia 06, sábado
www.projetoguri.sp.gov.br

Secretaria da Cultura