Cultura: Projeto Guri inaugura Pólo Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira

Será a primeira unidade especializada em música de origem africana, além do repertório tradicional

qua, 30/03/2005 - 8h23 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri inaugura nesta quarta-feira, dia 30 de março, o primeiro pólo com repertório especializado em música de origem africana, além do repertório tradicional. Trata-se do pólo Zumbi dos Palmares, que funcionará na universidade homônima, no bairro da Luz. O núcleo atenderá 261 crianças, com idade entre 8 e 18 anos. O pólo oferece aulas de canto coral, percussão e instrumentos de cordas (violino, violoncelo, viola, contrabaixo), sopros de metal (trompete, trombone) e sopros de madeira (saxofone, clarinete e flauta transversal), com ênfase no repertório étnico. Ainda há vagas e os interessados devem se inscrever na própria universidade.

A abertura do pólo terá apresentação da orquestra e do coral do pólo Mazzaropi. No programa, Berimbau e Frevo de Orfeu, de Baden Powell e Vinícius de Morais; Aquarela, A Casa, e O Caderno, de Toquinho; Sítio do Pica-pau Amarelo e Palco, de Gilberto Gil; Garota de Ipanema, de Tom Jobim, Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Cangoma, domínio público.

Criado em 1995 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o projeto Guri atende 25 mil crianças e adolescentes, por meio de 184 pólos distribuídos em todo o Estado. São 107 núcleos em comunidades e 77 em todas as unidades da Febem. O objetivo é socializar os jovens por meio da música, além de oferecer acesso ao aprendizado musical, com a formação de orquestras-escola, corais e grupos musicais.

Projeto Guri – Pólo Zumbi dos Palmares
Data: Quarta-feira, 30 de março de 2005
Horário: 15 horas
Local: Rua Washington Luiz, 236 – Metrô Luz – Capital
Tel. (11) 3311-8917

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)