Cultura: Projeto Guri e Banda Sinfônica Jovem do Estado realizam espetáculo ‘O Grande Circo Místico’

Evento será apresentado no Memorial da América Latina, nos dias 22 e 23 de outubro

qui, 13/10/2005 - 16h47 | Do Portal do Governo

Espetáculo ‘O Grande Circo Místico’ será realizado no Memorial da América Latina

Serão duas apresentações gratuitas do espetáculo ‘O Grande Circo Místico’, no Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina: a primeira no dia 22 de outubro (sábado), às 21 horas, e a segunda, no dia 23 (domingo), às 19 horas.

As músicas serão interpretadas pela Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência da maestrina Mônica Giardini, e contará com as vozes juvenis do Coral do Projeto Guri e do madrigal Sempre Em Canto – regidos por Regina Kinjo. Para esta apresentação, o Projeto Guri reuniu 75 integrantes do Pólo de Osasco, e os 70 músicos da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

A temática do espetáculo é exclusivamente circense e terá abertura com a obra Trapezzi Circus Suíte, do compositor húngaro Frigyes Hidas. Na seqüência, serão cantadas as músicas compostas, em 1982, por Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo para o Ballet Teatro Guaíra. O repertório mostra a magia e a ciência dos artistas de circo em músicas como Beatriz, Valsa dos Clowns, Opereta do Casamento, História de Lily Braun, Oremus, Meu Namorado, Ciranda da Bailarina, Sobre Todas as Coisas, O Tatuador, A Bela e a Fera, O Circo Místico e Na Carreira.

O Projeto Guri foi especialmente convidado a participar deste espetáculo em função das Comemorações dos 10 anos de trabalho pela inclusão social de jovens, por meio do ensino da música, e também por ser o mês dedicado às crianças.

Com esta parceria, remontam a história originária do poema escrito em 1938, ‘O Grande Circo Místico’, do alagoano Jorge de Lima, publicado no livro ‘A Túnica Inconsútil’. O poema, baseado na vida da dinastia dos Knie, conta a história do amor entre um aristocrata, Fréderic Knieps – quem, por vontade de sua família, seguiria carreira na Medicina – e uma acrobata: a equilibrista Agnes. Movidos por este sentimento passional, fundaram o Circo dos Knieps. Fréderic Knieps largou a profissão de médico para tornar-se funambulista. Dentro da vida artística, os personagens vivem diversas situações, numa trama que envolve paixão, amor, ódio e aventura.

O Projeto Guri

Há 10 Anos o Projeto Guri promove a inclusão social de jovens, de 8 a 18 anos, ensinando a arte dos instrumentos musicais. Ao ingressar no Guri, essas crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender música gratuitamente, e freqüentar aulas de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, bombardino, trompete, trombone ou canto coral. Atualmente, o programa social atende cerca 25 mil alunos, em 165 unidades (115 conveniadas com Prefeituras e instituições e 50 na Febem.

Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, definido como corpo estável, semiprofissional, do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, de São Paulo foi criada em 1993, sob a regência da maestrina Mônica Giardini, objetivando a profissionalização de músicos. É formada por 70 músicos bolsistas, especializados em instrumentos de sopro e percussão. Em 12 anos de atividades, vem executando arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para a Banda Sinfônica, inserindo obras do repertório popular. .

SERVIÇO

  • Circo Místico, com a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Projeto Guri

    Dia 22 de outubro, sábado, às 21 horas.

    Dia 23 de outubro, domingo, às 19 horas.

    Memorial da América – Auditório Simón Bolívar
    Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, Metrô Barra Funda.
    Telefone: 11 – 3823-4600

    Apresentações Gratuitas

    Estarão disponíveis 900 lugares.

    Recomendamos que o público chegue com meia hora de antecedência para evitar filas na entrada do auditório.

    Classificação etária: LIVRE

    Estacionamento: R$ 10,00 o período.

    Acesso para Deficientes Físicos.

    Projeto Guri
    www.projetoguri.com.br

    Assessoria de Imprensa do Projeto Guri