Cultura: Projeto Guri contará com mais 200 pólos em todo o Estado

Investimento são do governo do Estado de São Paulo, além de recursos a serem captados na iniciativa privada

qua, 01/06/2005 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, que em 2005 completa uma década e promove a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da música, abrirá 50 novas unidades no Estado de São Paulo ainda este ano e mais 150 em 2006. Isso representa um crescimento de mais de 100%. Atualmente, são 186 pólos, que atendem mais de 25 mil alunos entre 8 e 18 anos.

São oferecidos cursos gratuitos de violino, viola, viola caipira, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral.

A abertura dos 200 novos pólos contará com investimento por parte do governo do Estado de São Paulo, além de recursos a serem captados na iniciativa privada – uma parceria que já ocorre nos pólos existentes. O Projeto Guri é um dos 46 projetos considerados estratégicos pelo governo estadual (os que têm maior capacidade de promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado a curto e médio prazos).

A gerência do Projeto Guri está sob a responsabilidade da diretora executiva Elizabeth Lopes Parro, que comenta ‘A abertura de 200 novos pólos significa um grande passo para atingirmos cada vez mais crianças, jovens e comunidades que podem ter na música um instrumento transformador da realidade. Por meio dela, milhares de crianças e adolescentes resgatam a dignidade, amadurecem emocionalmente e estruturam sua personalidade’.

Além dos benefícios individuais trazidos pelo projeto, com a expansão, pretende-se ampliar o universo cultural da população, proporcionando o desenvolvimento do gosto musical por meio da formação de orquestras, corais e grupos musicais de crianças e jovens, que são multiplicadores de educação e cultura.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

M.J.