Cultura: Projeto Guri chega a São José dos Campos

Pólo será inaugurado nesta quarta-feira, dia 25

qua, 25/08/2004 - 7h53 | Do Portal do Governo

A música desembarca nesta quarta-feira, dia 25, em São José dos Campos para se estabelecer definitivamente e fazer a alegria de crianças e adolescentes que querem aprender a tocar algum instrumento. A partir das 17h30, a comunidade ganha da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo o primeiro pólo do Projeto Guri, que atenderá inicialmente a 396 estudantes nos cursos de violão (90 vagas), cavaquinho (90 vagas), percussão (36 vagas) e coral (180 vagas). O evento conta com a presença da secretária da Cultura Cláudia Costin.

A unidade funcionará na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim São José. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e conta com o patrocínio do Instituto Vivo. Na ocasião, a Camerata de Violões, o grupo de percussão e o Coral do Projeto Guri – Pólo Júlio Prestes, de São Paulo – se apresentam sob a regência de Marcelo Brasil e Heloísa Pompeo.

O repertório inclui canções de Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Alceu Valença, entre outros. A Secretária Cláudia Costin acredita que esta apresentação serve como estimulo para os alunos recém matriculados. Ao mesmo tempo, acrescenta, possibilita uma visão mais abrangente dos resultados que poderão ser atingidos pelo novo grupo.

Criado em 1995 pela Secretaria de Estado da Cultura, o Projeto Guri tem como finalidade desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes de áreas carentes através da música, de modo a reconhecer esta arte como agente de fortalecimento na construção da cidadania.

Lançamento: Projeto Guri – Pólo São José dos Campos
Dia 25/08, quarta-feira, às 17h30
Local: EMEF Jardim São José II
Rua Sete, nº 90 – Jd. São José II – São José dos Campos – SP

Funcionamento do pólo: quarta-feira e sexta-feira, das 8 às 12 horas; e das 13 às 17 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.