Cultura: Projeto Guri apresenta Os Saltimbancos

O musical será realizado no Theatro São Pedro

seg, 19/09/2005 - 17h19 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri realiza neste sábado, dia 24, às 16 horas, no Theatro São Pedro, apresentação do musical Os Saltimbancos. As canções serão interpretadas pela Orquestra e Coral do Pólo de São Bernardo do Campo, sob regência do maestro Daniel Cornejo, e a atuação fica por conta da Cia. Teatral Quatro na Trilha. O espetáculo integra a programação das Comemorações dos 10 Anos do Projeto Guri, que promove a inclusão social de crianças e adolescentes, por meio do ensino coletivo da música.

Os Saltimbancos conta a história de quatro animais: uma gata, um jumento, uma galinha e um cão, que, revoltados com o tratamento recebido de seus donos e “patrões”, resolvem fugir e lutar pelos seus direitos como animais. Os quatro se encontram, por acaso, e formam um grupo musical. Assim, embarcam numa viagem cheia de aventuras.

Na trama, o jumento, cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma, decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra o cão, outro animal desiludido com seu antigo dono, quem nunca reconhecera seu valor como amigo. O jumento, então, convida o companheiro para segui-lo em direção a cidade. No mesmo caminho, eles encontram a galinha, que havia fugido de seu antigo galinheiro para não virar canja, e se junta à dupla sonhadora. Adiante, no enredo, eles encontram a gata, que não mais suportava viver presa, pois, segundo ela, os gatos já nascem livres. Os quatro amigos, depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Barão, onde imaginavam descansar. Mas era proibida entrada de animais no estabelecimento. Resolvem, então, espiar pela janela e, pasmos, vêem no interior do local seus antigos patrões. É quando os animais resolvem dar um susto nos humanos, que fogem às pressas. Assim, Os Saltimbancos passam a ser os novos donos do local. A inspiração de Os Saltimbancos parte do conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm. O texto original é de Sérgio Bardotti, músicas de Luiz Enriquez e letras de Chico Buarque.

O Pólo São Bernardo do Campo apresenta-se, na ocasião, com 47 alunos em sua orquestra e 44 no coral. Além de cantar, o coral ainda ensaiou algumas coreografias para a apresentação. Daniel Cornejo é assessor pedagógico da área de Sopros e Maestro do pólo. Além disso, é coordenador do projeto Primeiro Sopro, dentro do Centro de Estudos Tom Jobim, também da Secretaria de Estado da Cultura. A unidade de São Bernardo já existe há três anos.

A Cia. Teatral Quatro na Trilha é formada pelos atores: Denise Cecchi, Linaldo Telles, Marília de Santis e Rafael Cortez. A direção é de Silvia Bittencourt; direção musical e coreografia de Samir Calixto; figurinos, cenários e adereços de Linaldo Telles; arranjos para violão de Paulo Celestino e iluminação de Leonardo Devitto.

O PROJETO GURI

Ao completar dez anos em 2005, o Projeto Guri só tem a comemorar tanto em expansão quanto em resultados. No início, era apenas uma unidade, localizada na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, na capital paulista. Hoje, são 112 unidades, conveniadas com Prefeituras e instituições, e mais 66 na Febem. A maioria espalhada pelo estado de São Paulo, uma no Rio Grande do Sul e outra no Paraná. Desde a sua criação, o Projeto Guri desenvolve a sociabilidade, a auto-estima e o senso de cidadania de crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, promovendo a inclusão social por meio do ensino coletivo da música. Atualmente, são mais de 25 mil alunos que participam de cursos de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, viola caipira, percussão, saxofone, clarinete, flauta, bombardino, trompete, trombone e canto coral.

O projeto nasceu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, mas conquistou apoio de vários setores da comunidade, como entidades do terceiro setor e iniciativa privada. Em 1997, foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri, uma entidade sem fins lucrativos que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. Os resultados foram tão positivos que, em novembro de 2004, a associação firmou um contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Cultura e tornou-se uma organização social (OS) na área da cultura, contando com o apoio da iniciativa privada e da comunidade, além do suporte governamental.

SERVIÇO

Apresentação do musical Os Saltimbancos, com canções interpretadas pela Orquestra e Coral do Projeto Guri do Pólo de São Bernardo do Campo e atuação da Cia. Teatral Quatro na Trilha

Data Sábado, dia 24 de setembro
Horário: 16 horas.
Local: Theatro São Pedro.
Endereço: Rua da Barra Funda, 171 – Próximo ao Metro e Pça. Marechal Deodoro
Telefone: 11 – 3667-0499
Espetáculo Gratuito. O público poderá obter os ingressos junto à bilheteria do Teatro São Pedro com, pelo menos, uma hora de antecedência.