Cultura: Projeto Guri abre matrículas nos 106 pólos

Período será entre os dias 1º e 4 de fevereiro

seg, 31/01/2005 - 19h01 | Do Portal do Governo

O projeto Guri abre matrículas de 1º a 4 de fevereiro, para o preenchimento de vagas remanescentes, nos 106 pólos da capital e do interior. Para se inscrever, os interessados devem comparecer nos pólos de interesse com os seguintes documentos: RG do aluno e comprovantes de residência e de matrícula escolar.

Tirar crianças e jovens carentes de situações de risco por meio da música é a principal ação do projeto Guri, iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Cultura. Atualmente, o projeto atende 23 mil crianças, com idade entre 8 e 18 anos, nos 106 pólos distribuídos em comunidades da capital e interior do Estado.

Criado em 1995, o Guri completa 10 anos consolidado como uma das iniciativas de maior sucesso no processo de inserção social de jovens carentes no estado de São Paulo. ‘O projeto busca desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música, que é um importante agente de fortalecimento na construção da cidadania’, explica Claudia Costin, Secretária de Estado da Cultura.

Dentre os prêmios que o Guri recebeu, destaca-se o Multicultural Estadão, em junho de 2000. No mesmo ano, o projeto participou do Encontro Internacional da Rede Global de Educação para a Paz, realizado na Universidade de Genebra, na Suíça, com a presença de 21 países. Em fevereiro de 2001, o Guri foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Em dezembro de 2003, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu ao Projeto Guri a Ordem do Mérito Cultural na Classe de Cavaleiro, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira.