Cultura: Projeto Barracão oferece duas mil vagas para 60 oficinas culturais

Parceria entre Secretaria de Estado da Cultura e 20 escolas de samba de São Paulo busca atender às comunidades carentes

sáb, 05/04/2003 - 14h49 | Do Portal do Governo

Estão abertas as inscrições para as vagas oferecidas pelo Projeto Barracão para desenvolvimento de atividades relacionadas aos Blocos e Escolas de Samba. O programa oferece mais de 60 oficinas, tornando disponível duas mil vagas para crianças e adultos em cursos de teatro, dança, bateria-mirim, cavaquinho, mestre-sala e porta-bandeira, contos, artes plásticas, instrumentos musicais, entre outros.

As atividades culturais serão desenvolvidas nas quadras de 20 escolas de samba e será cobrada taxa de R$ 3,00 para vincular o aluno e firmar compromisso de comparecimento às aulas.

Para saber os locais onde serão ministradas as oficinas, os interessados devem ligar para o telefone (11) 3351-8194.

Para participar das atividades é preciso se dirigir aos barracões e efetuar as inscrições, que se encerram com o preenchimento das vagas. As oficinas terão duração de quatro meses, com 48 horas/aula e cada escola ou bloco sediará três atividades.

Integração cultural

O projeto foi lançado na Estação das Artes, praça Júlio Prestes, e teve a presença da Corte do carnaval, com o Rei Momo Paulo Tersi, a Rainha do carnaval Juliana, e as primeira e segunda princesas, Cláudia e Ana Lúcia. Também estavam presentes os embaixadores e embaixatrizes do samba, Carlão, Arnaldo, Filomena, dona Zefa , o cidadão-samba Guinão e a cidadã-samba Dora.

Resultado da parceria entre Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e 20 escolas de samba de São Paulo, o Barracão foi criado com o objetivo de promover a integração do público com pouco acesso à cultura por meio de ações direcionadas à realidade das comunidades, muitas delas localizadas em áreas mais distantes do centro da cidade.

Esporte nos barracões

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer passou a integrar atividades esportivas no projeto Barracão, em quatro escolas de samba de São Paulo. O protocolo de intenções já foi assinado e as práticas esportivas terão início ainda neste semestre. O projeto acontece há um ano e cada escola deverá atender cerca de 2.000 pessoas.

A filosofia do projeto é utilizar as estruturas das escolas de samba e o espaço, que fica ocioso durante grande parte do ano, até a chegada do carnaval para oferecer atividades culturais e esportivas às comunidades carentes.

Da Agência Imprensa Oficial, Assessoria de Imprensa da SEC e Assessoria de Esportes, Juventude e Lazer