Cultura: Projeto Ademar Guerra abre inscrições para grupos de teatro amador

Interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril

seg, 12/04/2004 - 12h33 | Do Portal do Governo

O Projeto Ademar Guerra está com inscrições abertas para grupos de teatro amador. Ao todo, serão selecionados 200 grupos do interior do Estado, litoral e grande São Paulo para receber orientação técnica e artística de profissionais da área. Os escolhidos têm orientação semanal, feita de acordo com suas necessidades. O objetivo do projeto é fomentar o teatro amador, dando os subsídios teóricos adequados, para o desenvolvimento de um trabalho com mais qualidade.

A orientação é voltada às áreas de direção, produção, cenografia, iluminação, e figurinos sob a coordenação de atores e diretores profissionais. O projeto oferece também preparo para a administração teatral, incluindo o ensino de legislação sobre direitos autorais e elaboração de projetos para conseguir apoio de Lei de Incentivo.

O projeto está dividido em duas etapas. A primeira destas inclui orientação e elaboração de espetáculos e vai de junho a outubro deste ano. A segunda fase acontece em novembro com a Mostra do Projeto Ademar Guerra nas cidades do Estado de São Paulo. Sempre exibindo as peças montadas durante a primeira etapa do projeto.

O projeto Ademar Guerra faz parte da política de “interiorização” da cultura promovida pela gestão de Claudia Costin, à frente desta Secretaria. “Não quero deixar a cultura concentrada na capital e o Projeto Ademar Guerra vem contribuir para diminuir este problema, ajudando grupos de teatro, especialmente no interior, com o suporte técnico necessário ao bom processo de criação”, afirma a secretária.

Para participar, os grupos devem ser filiados à Federação de Teatro Amador de seu município ou região, ter no mínimo dois anos de existência comprovada e possuir pelo menos seis integrantes. Para se inscrever, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: projeto detalhado para 2004, incluindo informações sobre o espetáculo que está desenvolvendo; currículo resumido de todos integrantes do grupo; histórico do grupo; material de imprensa; carta de concordância da Prefeitura do Município de origem do grupo para assumir os custos de alimentação, hospedagem e transporte do orientador do Projeto Ademar Guerra que trabalhará com o grupo. Entre os documentos entregues, o grupo deve definir também horário e local de ensaio e um dia para receber a visita do orientador, além de uma relação de atividades que o grupo gostaria de receber para aperfeiçoar seu desempenho.

Os grupos interessados devem enviar toda a documentação exigida, até o dia 30 de abril, para a Secretaria de Estado da Cultura, aos cuidados do Departamento de Formação Cultural (DFC), Coordenação do Projeto Ademar Guerra – INSCRIÇÃO 2004 (Rua Mauá, 51, Luz, São Paulo/SP – CEP 01028-900).

Mais informações pelo telefone (011) 3351-8094 ou pelo site: www.projetoademarguerra.sp.gov.br

Da Secretaria de Estado da Cultura