Cultura: Projeto Ademar Guerra 2003 será lançado no próximo dia 25

No Museu Imaginário do Povo Brasileiro, na Luz

qui, 21/08/2003 - 15h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura lança a edição 2003 do Projeto Ademar Guerra na próxima segunda-feira, dia 25, às 17 horas, no Museu do Imaginário do Povo Brasileiro. Este ano, o Projeto atenderá cerca de 80 cidades (capital e interior) e mais de 200 grupos de teatro amador em todo Estado. Quarenta e cinco profissionais renomados de teatro integram a equipe.

Entre as novidades, destaca-se a implantação de pólos de teatro de animação (teatro de bonecos e teatro de rua) para estimular a formação de grupos e aperfeiçoando os núcleos existentes. Já estão confirmadas as implantações dos seguintes pólos: Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Osasco, Presidente Prudente, Ilha Solteira, Itu e Garça. Também estão previstos encontros regionais, nos meses de setembro, outubro e novembro com os grupos participantes a fim de promover a integração entre os grupos, o acompanhamento e uma avaliação preliminar do andamento do projeto junto aos grupos e aos participantes.

No período de agosto a janeiro, diversas oficinas serão oferecidas aos municípios interessados. A temática aborda interpretação, direção, cenografia, figurinos, adereços, teatro de animação, administração e marketing teatral.

Vale ressaltar ainda que desta vez a mostra final do Projeto Ademar Guerra, a partir de fevereiro de 2004, será nas cidades com menor índice de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Histórico

O projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com para incentivar e valorizar a produção teatral amadora. A Secretaria de Estado da Cultura garante o suporte e formação técnicos para os grupos que já trabalham com teatro em cada região com o objetivo de revelar novos talentos e impulsioná-los para a profissionalização. O Projeto já foi realizado no interior do Estado, entre 1997 e 1998, beneficiando 72 cidades. De 1999 a 2002, o Ademar Guerra atendeu aos grupos de teatro promovido na capital paulista.

PROJETO ADEMAR GUERRA 2003
Dia 25 de agosto – 17 horas
Museu do Imaginário do Povo Brasileiro
Largo General Osório 66 – Luz

da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

GB