Cultura: Programa Hora da Leitura é lançado nas escolas da rede estadual

Treinamento de professores será coordenado por Marisa Lajolo, professora titular de Teoria Literária da Unicamp

qui, 31/03/2005 - 9h32 | Do Portal do Governo

O programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria de Estado da Cultura, deu mais um passo para estimular a leitura por prazer inaugurando o projeto Hora da Leitura, que garante a inserção de uma aula semanal na grade das escolas estaduais dedicada à leitura. Durante o lançamento do programa, foi feita uma teleconferência sobre o tema, transmitida simultaneamente para as escolas da rede estadual. Estiveram presentes os secretários de Estado, Claudia Costin, da Cultura, e, Gabriel Chalita, da Educação.

De acordo com a secretária Claudia Costin, a parceria firmada com a Educação permitirá ações coordenadas para difundir a leitura dentro da sala de aula. “Depois do ato de hoje que institui a aula de leitura na grade semanal, envolvendo quase 2 milhões de estudantes e 9,2 mil professores, a Cultura se encarregará da capacitação destes profissionais”, orgulha-se.

Para coordenar esta capacitação, a Secretaria da Cultura chamou Marisa Lajolo, titular do Departamento de Teoria Literária da Unicamp, doutora em Letras pela Brown University, com graduação e mestrado na Universidade de São Paulo. “A partir do que vejo hoje e de novas experiências com o grupo será desenvolvido o método adequado para esse trabalho. Não abriremos mão de recursos como dramaturgia e internet para despertar o gosto pela leitura”, diz a doutora.

A iniciativa é parte do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, criado em 2003 para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros. Zerar o número de municípios do estado sem bibliotecas públicas é uma das mais importantes metas do projeto. Até 2003, 84 dos 645 municípios paulistas não tinham esse espaço. Hoje, apenas nove para cumprir a meta.

Além disso, o programa abriu 50 salas de leitura pela periferia da capital e grande São Paulo, sendo 20 em hospitais públicos, 22 em conjuntos habitacionais do CDHU, cinco nos Centros de Integração da Cidadania, uma na Penitenciária Feminina Drª Marina Cardoso de Oliveira, uma no Centro Desportivo Baby Barione e uma no Espaço Cultural Comunitário Heliópolis, localizado na antiga carceragem da 95ª Delegacia de Polícia.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)