Cultura: Presépio Napolitano pode ser visto o ano todo no Museu de Arte Sacra

São 1.620 peças esculpidas no século XVIII por dez artistas italianos

seg, 27/12/2004 - 9h32 | Do Portal do Governo

Quem quiser ter uma experiência de rara emoção, dentro do clima natalino, precisa conhecer, no Museu de Arte Sacra, a exposição permanente do Presépio Napolitano, uma das mais espetaculares obras do gênero em todo o mundo. São 1.620 peças esculpidas no século XVIII que contam passo a passo a vida de Jesus Cristo. Do nascimento ao martírio na cruz. Na periferia dessa história está o cotidiano das pessoas simples da época, que falam, brincam, gesticulam, comem.

Construído por dez artistas italianos, o acervo brasileiro é o maior entre os três únicos existentes no mundo – os outros ficam no Palácio Real de Nápoles e na Basílica de São Cosme e Damião, nas ruínas do Fórum Romano.

É impossível não se contagiar com a grandiosidade do presépio. Os bonecos, com altura média de meio metro, cuidadosamente esculpidos em armação de arame, são envoltos com fios de estopa. As cabeças e as extremidades foram modeladas em terracota ou esculpidas em madeira. A ambientação passou pelo mesmo cuidado, com casas, ruas e pavimentação que remetem ao século I da era cristã.

O presépio foi adquirido em 1949, quando Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, o trouxe da Itália. Não se sabe quanto o empresário brasileiro pagou pelo conjunto, que passou a fazer parte do seu projeto de criar no Brasil um museu de presépios.

O Napolitano está em exposição há quatro anos. Levou dois anos para ser montado e mobilizou vinte pessoas. Foi preciso criar uma estrutura metálica que permitisse fazer a manutenção das lâmpadas e das casas. A obra foi exposta pela primeira vez em São Paulo a partir de 4 de outubro de 1950, dia de são Francisco de Assis, na Galeria Prestes Maia.

Só foi desmontada em dezembro do ano seguinte e suas peças ficaram guardadas por cinco anos na Metalúrgica Matarazzo. Até ser incluído nas comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo e instalado no antigo Pavilhão do Folclore, no Parque do Ibirapuera. Doado ao governo paulista em 1970, passou a fazer parte do acervo do Museu de Arte Sacra. Finalmente, em 1985, foi transferido para o Mosteiro da Luz, sede do museu.

Exposição: Presépio Napolitano
Mostra permanente do museu

Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676, Luz. Tel: (11) 3326-5393/ 1373 / 3336.
De terça a sexta, das 11h às 18h, aos sábados, domingos e feriados,
das 10h às 19h. Ingresso: R$ 4,00 e (meia entrada). Grátis para
maiores de 65 e menores de 7 anos. Acesso a portadores de deficiência física.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.