Cultura: Poupatempo Itaquera apresenta exposição ‘Êxodos’

Mostra do fotógrafo Sebastião Salgado termina nesta quinta-feira, dia 7

qua, 06/08/2003 - 13h05 | Do Portal do Governo

Desde o dia 28 de julho, a exposição “Êxodos”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que tem quase 30 anos de carreira e é reconhecido internacionalmente por seus projetos humanitários, pode ser vista no Poupatempo Itaquera. A exposição está sendo realizada com o apoio da Via das Artes, empresa que cedeu todos os painéis para o evento.

“Êxodos” é o resultado de seis anos de trabalho de Salgado, em visita a quarenta países, que foi transformado inicialmente em livro homônimo, publicado em 2000, pela Companhia das Letras, e posteriormente em exposição num formato menor, possibilitando o acesso de um número maior de pessoas ao conteúdo do projeto.

As fotos da exposição retratam migrantes refugiados de guerras, exilados, pessoas fugidas da pobreza e da discriminação étnica e religiosa. O conteúdo está dividido em cinco temas: “Refugiados e Migrados”, “África”, “Luta pela Terra”, “Megacidades” e “Retrato de Crianças”.

“As fotografias nessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro, não estamos deixando para trás uma boa parte da humanidade?”, questiona Sebastião Salgado, em trecho do texto de abertura da exposição “Êxodos”.

No Poupatempo Itaquera, estão sendo apresentados os temas “Refugiados e Migrados” e “Megacidades”. A exposição tem entrada franca e ficará no Posto até o dia 7 de agosto, podendo ser visitada durante o horário de funcionamento do Poupatempo: das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, e das 7 às 13 horas, aos sábado.

Depois do Poupatempo Itaquera, “Êxodos” será apresentada no Posto São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana, finalizando o ciclo da exposição nos Postos Poupatempo, que foi iniciada no Posto Santo Amaro (de 30 de junho a 10 de julho) e também já pôde ser apreciada no Posto Guarulhos (de 14 a 24 de julho).

Cronograma da Exposição nos Postos
28 de julho a 7 de agosto
Poupatempo Itaquera (Av. do Contorno, 60, ao lado da estação Corinthians-Itaquera do Metrô): “Refugiados e Migrados” e “Megacidades”;

11 a 21 de agosto
Poupatempo São Bernardo do Campo (Rua Nicolau Filizola, 100): “Refugiados e Migrados” e “Retratos de Criança”.

Da Assessoria de Imprensa do Poupatempo

(AM)