Cultura: Portinari é tema de exposição na Pinacoteca do Estado

Inauguração será nesta sexta-feira, dia 21, às 10 horas

sex, 21/11/2003 - 7h27 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugura nesta sexta-feira, dia 21, às 10 horas, a exposição ‘Portinari: O Homem Brasileiro’. A mostra, que homenageia os 100 anos do nascimento do artista, apresenta, ao lado do quadro Mestiço, dois conjuntos de obras produzidos por Portinari no auge de sua carreira.

Pertencentes ao Banco Bradesco e gentilmente cedidas para esta mostra, ambas as séries têm o homem como tema central. A primeira série consiste em 11 estudos de cor, realizados entre 1936 e 1944 para murais do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro. A outra série são ilustrações para o livro Duas Viagens ao Brasil, de Hans Staden. No total, são 48 obras do artista de Brodósqui, entre pinturas, estudos e ilustrações.

Reconhecido pelo papel que exerceu na consolidação de um conceito de arte moderna, Cândido Portinari (1903 – 1962) foi um dos mais importantes artistas brasileiros entre as décadas de 1930 e 1950. Em sua vasta e eclética produção – de telas a painéis de azulejos, de murais a ilustrações – o tema mais abordado é sem dúvida alguma aquele da figura humana. Pintou diversos retratos, porém o que o distinguiu foi a representação que ajudou a construir de uma imagem do homem brasileiro, trabalhador, rústico em sua simplicidade e grandioso em sua função de agente transformador das riquezas naturais ou cultivadas em solo brasileiro.

O quadro Mestiço, de 1934, é um ícone esta representação, do trabalhador elevado à condição de herói do progresso econômico da nação. No mesmo ano em que foi pintado, Mestiço foi adquirido para a Pinacoteca do Estado, por indicação de Mário de Andrade, membro do Conselho de Orientação Artística, sendo a primeira obra de Portinari a integrar a coleção de um museu.

Portinari: O Homem Brasileiro
Dia 21, sexta-feira, às 10h

PINACOTECA DO ESTADO
Praça da Luz, nº 2 – Luz. Tel.: (11) 229-9844
Até 04/01/04, de terça a domingo, das 10h às 17h30
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (½ entrada). Grátis aos sábados
Acesso a portadores de deficiência física

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.