Cultura: Por R$1,90 usuários podem conferir diversas atrações nas estações do Metrô

As exposições ficam em cartaz até o dia 30

sex, 23/04/2004 - 16h57 | Do Portal do Governo

Quem está em São Paulo tem a oportunidade de passear no Metrô e conferir (pagando somente o preço de um ingresso de R$1,90, valor do bilhete unitário) muitas exposições de artes plásticas e de fotografias, em cartaz em diversas estações, até o dia 30 deste mês.

No próximo domingo, dia 25, entre 10 às 17 horas, será realizado na Estação Vila Guilhermina-Esperança, da Linha 3- Vermelha (Barra Funda-Corinthians/Itaquera) o evento ‘Diversão na Estação’, promoção conjunta do Metrô com várias entidades, com uma programação intensa e variada de atrações gratuitas para os visitantes: salão de beleza ao ar livre (com cortes de cabelo, manicure, maquiagem e tatuagem de henna), shows circenses, aulas de esportes, axé, dança e step, avaliação física, médica e postural, além de brinquedos para as crianças.

Na Linha 2 – Verde (Ana Rosa – Vila Madalena), três estações levam arte aos usuários:

A Estação Paraíso, que interliga a Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) com a Linha 2 – Verde, expõe ‘São Paulo: Um caso de Amor com 450 pontos de vista’. A exposição reúne imagens variadas sobre a Capital paulista, com foco no povo, na cultura, vida noturna, paisagem urbana, meio ambiente, patrimônio histórico e outras facetas do mútiplo retrato de São Paulo.

‘Caminhos de Ferro’ está exposta na ‘Vitrine do Masp’, espaço de exposições do Museu de Arte de São Paulo, na Estação Trianon-Masp do Metrô. A mostra, uma homenagem aos 150 anos de ferrovia no Brasil, pertence à Coleção Pirelli – Masp, e traz fotografias que congelaram cenas do rápido e contínuo trânsito nos ‘Caminhos de Ferro’.

Na Estação Ana Rosa, que interliga as Linhas 1 e 2, é possível conferir as ‘Exuberantes Cores Brasileiras’. Trata-se de uma exposição de pinturas do artista plástico Roberto Bertoloni Rossi, que explora elementos bem brasileiros, como cajus, girassóis, cafés, pimentas e flores diversas.

Em Clínicas, ainda na Linha 2 – Verde, tem destaque ’25 de Março em Vitrina’. A mostra, com imagens e entrevistas, aborda as curiosas vitrines da rua 25 de Março, o maior shopping center a céu aberto da América Latina, contada pela artista plástica Fátima Lourenço. Os textos expostos foram extraídos de entrevistas feitas pela artista com críticos de arte, museólogos, donas de casa, vitrinistas, cenógrafos e também radialistas, além das impressões próprias sobre o local, reduto histórico de comerciantes libaneses e sírios.

Na Linha 1 – Azul (Jabaquara – Tucuruvi), na Estação São Bento, dentro do ‘Espaço Design’ pode-se conferir a exposição ‘Anjos’. A mostra, do artista Fabio Novi, é composta por 15 peças em terracota, com base em madeira, influência do convívio com caiçaras e índios guaranis na ilha de Cananéia.

A Estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3 – Vermelha, expõe ‘Olhar São Paulo’. A mostra é composta por 30 fotos feitas com câmeras fotográficas artesanais, produzidas a partir de latas de tinta, feitas pelos próprios jovens carentes de diversos bairros da capital.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.