Cultura: Pinacoteca oferece palestra sobre galeria florentina Degli Uffizi

Palestra será ministrada pela historiadora italiana Annamaria Petrioli Tofani

ter, 20/05/2003 - 15h14 | Do Portal do Governo

Hoje os paulistanos têm uma oportunidade única de participar da palestra que a historiadora italiana Annamaria Petrioli Tofani ministra com exclusividade na Pinacoteca. Tofani fala sobre o histórico da Galleria Degli Uffizi, da qual é diretora, e das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela galeria. Note-se que a galeria florentina Degli Uffizi é uma das mais importantes do mundo, com um acervo que inclui obras de artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Botticelli e Caravaggio.

Vale destacar que a vinda da historiadora a São Paulo tem um motivo especial: acompanhar o retorno à Itália dos retratos de Matias de Albuquerque e Francisco Barreto de Menezes, obras da segunda metade do Século XVII, conservados pela Galleria Degli Uffizi. Expostos na Sala de Retratos da Pinacoteca desde março, os retratos podem ser vistos até hoje.

A palestra, uma parceria da Pinacoteca com o Instituto Italiano de Cultura, acontece no auditório, às 18 horas, com entrada franca. Mas atenção: é necessário retirar senha com uma hora de antecedência.


Programe-se:

  • Quinta-feira, dia 22, às 18 horas, a Pinacoteca promove palestra com Paola Berenstein Jacques e Márcio Doctors, especialistas na obra de Hélio Oiticica, para debater o tema ‘Marginalidade, ambientes e labirintos na obra de Hélio Oiticica’. A entrada também é franca, com distribuição de senhas a partir das 17 horas.

    Pinacoteca do Estado
    – Praça da Luz, nº 2 – Luz.
    – Fone (11) 229-9844
    – Entrada franca. S
    – Senhas a partir das 17 horas na bilheteria.