Cultura: Pinacoteca exibe obras de artistas do século 19 e contemporâneos

Acervo reúne 80 trabalhos de grandes mestres da pintura que utilizavam a técnica da aquarela

qua, 10/09/2003 - 14h14 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 13, será aberta a mostra Aquarelas do Acervo Pinacoteca do Estado. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 26 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10 às 17h30. O acervo reúne 80 pinturas de aproximadamente 60 artistas, que se destacaram desde o início do século 19 até a contemporaneidade.

‘No século 19, aquarelistas europeus participaram de expedições científicas com médicos e biólogos, que vinham ao Brasil. Como não existiam máquinas fotográficas, os artistas utilizavam a técnica da aquarela para fazer os registros solicitados pelos estudiosos. Eles trouxeram a técnica ao País’, explica o curador Gilberto Habib de Oliveira, que também é curador do circuito externo de exposições de aquarelas, que integra a 1ª Quadrienal Internacional de Aquarelas da Faculdade Santa Marcelina 2003.

A coleção tem como temáticas a paisagem, o retrato, as cenas de gênero (como costumes e tradição) e a ilustração – utilizada em projetos gráficos. No acervo constam expoentes do Modernismo (século 20), artistas abstratos, a partir da década de 50, como a brasileira Gisela Eichbaum e contemporâneos.

Academia Imperial de Belas Artes

Grandes mestres da pintura, pelo rigor da disciplina e outros pela exceção à regra, são representantes de obras precursoras dos anseios vanguardistas.

Rodolfo Amoedo, Zeferino da Costa, Victor Meirelles, Georgina de Albuquerque, Alfredo Norfini, Felisberto Ranzini, Vittorio Gobbis, Sansom Flexor, Erich Brill, Gregório Gruber, ao lado de Henrique Bernardelli mostram na exposição a importância da Academia Imperial de Belas Artes. A instituição foi criada para disciplinar e transmitir os ensinamentos da aquarela aos artistas brasileiros.

SERVIÇO
A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, 2.
Funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 17h30
Outras informações pelo telefone (11) 229-9844.
Entrada: R$ 4,00. Estudantes com carteirinha e idosos, a partir de 65 anos, pagam R$ 2,00. Grátis aos sábados

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)