Cultura: Pinacoteca do Estado inaugura seis exposições no aniversário de SP

Exposições são gratuitas

seg, 20/01/2003 - 19h08 | Do Portal do Governo

Seis grandes exposições gratuitas na Pinacoteca do Estado homenageiam o aniversário da cidade de São Paulo, no próximo sábado, dia 25. São elas: ‘Uma Visão Baiana’, de José Morea, ‘Entre o Céu e o Mar’, fotografias de Rogério Medeiros, ‘Benditos Frutos’, do fotógrafo Rafael Costa, ‘Arqueografia de uma Paisagem’, de Renato De Cara, lançamento do livro ‘Leonídia, a Musa Infeliz do Poeta Castro Alves, da escritora baiana Myriam Fraga e a instalação do artista italiano Mario Merz.

O artista espanhol José Morea, que está há três meses em Salvador, mostra uma série de 50 pinturas sobre a cidade baiana. A exposição vai ocupar três salas no 10 andar. Até 02/03.

Rogério Medeiros, apresenta, no Piso Térreo, Galeria do Papel, 35 fotos em grandes formatos revelados sobre papel gravura, mostrando uma visão poética de praias do mundo inteiro, resultado de um projeto desenvolvido há 10 anos. Até 09/03.

No Café da Pinacoteca, ‘Benditos Frutos’ é o nome da exposição do fotógrafo Rafael Costa, resultado de uma variação pictórica sobre a bananeira e o fruto, remetendo a um diálogo entre o profano e o sagrado. Até 09/03.

Renato De Cara traz no Ponto Chic , no Parque da Luz, sua ‘Arqueografia de uma paisagem’, onde mostra 30 fotos coloridas que enfocam o aspecto mais silencioso da metrópole paulista, promovendo uma discussão entre a solidão e o silêncio. Até 09/03.

A escritora baiana Myriam Fraga, diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, lança, no Pátio Interno, o livro ‘Leonídia, a musa infeliz do poeta Castro Alves.

Finalmente, no primeiro andar, será inaugurada a instalação do artista italiano Mario Merz, que utilizada quatro mil jornais editados no mesmo dia, divididos em 80 sacos com 50 jornais cada. Até 02/03.

Vale destacar que a exposição internacional ‘Albert Eckhout volta ao Brasil – 1644 a 2002’ do pintor Albert Eckhout, com imagens do Brasil Colonial também tem entrada franca. A mostra, que ocupa sete salas do museu, reúne 24 telas do pintor holandês, que no século 17 visitou o Brasil a pedido do Conde Maurício de Nassau com a missão de retratar a natureza, os tipos étnicos e os produtos brasileiros.

M.J.