Cultura: Pinacoteca do Estado inaugura a mostra Tesouros de Etchmiadzin

Será nesta sexta-feira, dia 7, às 19 horas

sex, 07/05/2004 - 15h07 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugura nesta sexta-feira, dia 7, às 19 horas, a mostra Tesouros de Etchmiadzin – 17 Séculos de Cristianismo na Armênia, com a presença do Patriarca Supremo da Igreja Apostólica Armênia, Catholicós S.S. Karekin II, que fará visita pastoral à cidade. Com curadoria de Shahen Khachatrian, a mostra reúne 74 peças litúrgicas vindas do Museu de Etchmiadzin, localizado no complexo-sede da Igreja Apostólica da Armênia. São objetos que abrangem desde os primeiros séculos da era cristã, destacando-se a réplica datada do século XVI da ponta de lança a que se atribui o ferimento derradeiro em Cristo, levada à Armênia por São Judas Tadeu.

A exposição é composta por relíquias de santos, adornos de altar, cálices, cruzes, iluminuras, peças de indumentária eclesiástica, tapeçarias e cetros, entre outros objetos. As peças pertencem aos séculos IX a XIX e foram selecionadas entre os quatro mais importantes museus de São Etchmiadzin: o Tesouro de Alex e Marie Manoogian, a Antiga Residência Pontifícia, o Museu da Catedral Mãe e o Cofre Especial. Entre os destaques da coleção de Etchmiadzin estão as peças: o Salvador, baixo-relevo em madeira do Monastério Havouts Tar (1013), O Signo Sagrado dos Herbívoros (1300), A Bandeira de Procissão (1448), o Evangelho reproduzido por Gregório de Datev (1379), a cruz do rei Ashot Yerkat (914–929) entre outras.

Os visitantes poderão conferir ainda a arte das cruzes de pedra, cujo apogeu ocorreu nos séculos XII e XIII, amplamente difundida por toda a Armênia medieval e típica da cultura desse país. Os monumentos de pedra em formato de cruz, com aproximadamente três metros de altura e ornamentados com imagens de plantas e figuras geométricas, foram construídos próximos de igrejas, fontes, pontes e estradas, para comemorar a passagem de eventos importantes, servindo também de lápides. A origem desses monumentos remonta à Antigüidade.

Serviço – A exposição Tesouros de Etchmiadzin – 17 Séculos de Cristianismo na Armênia fica em cartaz até 20 de junho e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h30, com ingressos a R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada). A entrada é gratuita aos sábados.
Há acesso para portadores de deficiência física. A Pinacoteca do Estado localiza-se na Praça da Luz, 2.

Da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)