Cultura: Pinacoteca do Estado expõe instrumentos científicos e documentos do século XVIII

Mostra reúne peças da Universidade de Coimbra e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

sex, 17/12/2004 - 13h25 | Do Portal do Governo

Destaque atual da Pinacoteca do Estado, a exposição ‘Laboratório do Mundo: Idéias e Saberes do Século XVIII’ reúne 212 peças da Universidade de Coimbra e da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O acervo compreende instrumentos científicos e documentos do século XVIII pertencentes à instituição portuguesa, além de cartas, mapas, quadros, gravuras, aquarelas e pinturas da biblioteca carioca.

Os objetos foram adquiridos pelo Colégio Real dos Nobres de Lisboa e posteriormente transferidos para Coimbra em 1772. Segundo a comissária científica da exposição e diretora do Museu de Física da Universidade de Coimbra, Ermelinda Antunes, a coleção de máquinas, aparelhos e instrumentos que constitui atualmente o espólio do museu é seguramente uma das mais ricas e completas coleções universitárias existentes no mundo.

A expografia da mostra foi inspirada na própria sala circular da universidade e os seus grandes armários que ocupam as paredes onde estão os aparelhos do século XVIII. Na vernissage, estará presente Maria João Bustorff, Ministra da Cultura de Portugal. A exposição segue até 13 de março de 2005 e estão programadas também palestras com diversos especialistas em assuntos concernentes ao tema da mostra.

Laboratório do Mundo: Idéias e Saberes do Século XVIII
Até 13 de março de 2005

Pinacoteca do Estado
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo/SP
Telefone: (0xx11) 3229-9844
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Aberto de terça a domingo das 10h às 18h.
Grátis aos sábados. Acesso a portadores de deficiência física.

Da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)