Cultura: Pinacoteca apresenta Bronzes de Stockinger

Obras ficarão expostas até 23 de outubro

ter, 20/09/2005 - 18h37 | Do Portal do Governo

As obras em bronze de Xico Stockinger, um dos mais destacados artistas de sua geração, divididas em três séries, estão expostas na Pinacoteca do Estado, sob curadoria de Agnaldo Farias. Foram escolhidas 60 obras do artista que obtém esculturas da pedra, do metal e da madeira. As séries representam três momentos diferentes de sua obra: Gabirus, dos anos 90, aponta famílias do sertão nordestino; no segundo conjunto, figuras femininas, longilíneas; o terceiro grupo destaca uma procissão de pequenas esculturas realizadas em terracota.

Nas palavras do curador Agnaldo Farias, “visitar a obra de Stockinger é tomar contato com a maior parte da gama de questões com que os artistas modernos se defrontaram”. Mestre Francisco Stockinger, artista austríaco de dotes múltiplos e imprevisíveis, tem trajetória artística de quase sessenta anos, pontuada por uma prolífica produção escultórica.

O projeto de uma exposição dedicada à obra, contemplando um significativo conjunto de esculturas em bronze, deve-se, pois, à necessidade de se divulgar uma obra única pela maneira com que logra juntar alta qualidade com uma natureza polimórfica.

Pinacoteca do Estado

Até dia 23/10, das 11h às 14h
Praça da Luz, 2
(11) 3229-9844

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

Educação: Escolas estaduais participam da I Mostra Estadual por uma Escola Acolhedora
Evento apresenta resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos em sala de aula

Para celebrar o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência, nesta quarta-feira, dia 21, a Secretaria de Estado da Educação promove a I Mostra Estadual Por uma Escola Acolhedora. O evento vai apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos quatro anos pelas escolas da rede estadual e simboliza as mudanças na conscientização dos alunos e na prática em sala de aula.

A Mostra prossegue até sexta-feira, dia 23, com apresentações de vídeos, pôsteres, comunicação oral e mesa redonda sobre o tema. Na ocasião também será lançada a publicação Leitura, Escrita e Surdez, da professora Maria Cristina da Cunha Pereira Yoshioka. O livro é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2003, pelo Centro de Apoio Pedagógico Especial com as 89 Diretorias de Ensino do Estado, por meio de orientações técnicas.

Confira a programação da mostra:

22 de setembro

8 horas – recepção
8h30 – Apresentação de pôsteres das Diretorias de Ensino
9h30 – Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o Conselho Britânico/Universidade Manchester no projeto “Escolas de apoio à inclusão na Capital de São Paulo”
11h45 – Intervalo
13 horas – Mesa-redonda: A formação de professores na Educação Básica: a preparação para o ensino da diversidade.
Mediador: Leila Iannone
Debatedores:
Julio Romero
Marcos José da Silveira Mazzota
Sonia Teresinha de Sousa Penin
Maria Alice Rosmaninho Perez
15 horas – Café
15h15 – Debate
16 horas – Lançamento do livro Leitura, Escrita e Surdez

23 de setembro

Apresentação dos trabalhos realizados pelas Diretorias de Ensino
8h30 – Comunicações orais e sessões de vídeo
12 horas – Intervalo
13 horas – Comunicações orais e sessões de vídeo
17h10 – Encerramento

Atendimento especializado nas escolas da rede pública estadual – A convivência na diversidade é uma prática das escolas estaduais. Antes restrito a classes especiais e salas de recursos, esse atendimento atinge, atualmente, a dimensão de todas as escolas, inserindo alunos em classes comuns. A rede estadual paulista é pioneira na oferta de atendimento educacional especializado a alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas. A partir de 2000, a Secretaria de Estado da Educação intensificou o programa de formação continuada com a criação do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (Cape), espaço voltado à capacitação de profissionais da rede estadual de ensino e à produção de recursos pedagógicos específicos de apoio às escolas, como livros didáticos em Braille e em tipos ampliados.

A proposta do Cape segue os objetivos da Educação Especial, atendendo todos os níveis e etapas do Ensino Fundamental e Médio, visando ao processo de inclusão escolar dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Nesse centro são priorizadas orientações técnicas e cursos para profissionais da rede estadual de ensino.

Desde sua implantação, foram capacitados cerca de 30 mil profissionais. Esse público, antes formado quase que exclusivamente por professores especializados, foi ampliado e as ações voltam-se igualmente para os professores de classes comuns. A perspectiva é, a cada ano, envolver gradativamente o maior número de profissionais, para que todas as escolas estejam em condições de acolher e oferecer os recursos necessários aos alunos com necessidades educacionais específicas.

Para 2005, a previsão de atendimento em Serviços de Apoio Pedagógico Especializado é de 19.450 alunos, além daqueles com necessidades educacionais especiais que já estão incluídos e matriculados no ensino regular mas que não precisam do suporte.

Dia Nacional de Luta Das Pessoas Portadoras de Deficiência – Instituído em encontro nacional, em 1982, com participação de várias entidades que atuam na área da deficiência em âmbito nacional, o dia 21 de setembro foi escolhido para lembrar a luta pela igualdade das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

Transp. Metropolitanos: CPTM promove evento no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Será nesta quarta-feira, dia 21, na estação Brás das 14h30 às 16 horas

Abrindo o evento, 30 alunos da Estação Especial da Lapa, que freqüentam as oficinas de capoeira e dança, realizarão as duas primeiras apresentações do dia. A entidade, ligada ao FUSSESP (Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo), oferece cursos culturais, profissionalizantes e atividades de reabilitação para aproximadamente 1.800 alunos com necessidades especiais.

Na seqüência, 10 integrantes da Federação Paulista de Karatê e da Associação Shigueeda de Artes Marciais – Zembu-Kai, demonstrarão um pouco da técnica. Logo após, a cantora Giovanna Maira, deficiente visual de 18 anos, fará uma apresentação musical mesclando clássicos da MPB e do ritmo pop.

Instituído em 1982, o ‘Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’ é comemorado sempre na data de 21 de setembro, devido à proximidade com a primavera. A proposta é fazer uma alusão ao nascimento das reivindicações de cidadania e da igualdade de condições.

Serviço

O Espaço Cultural da estação Brás fica em área paga da CPTM. Assim, os usuários que estiverem no sistema têm acesso gratuito ao local. Do contrário, é possível adquirir um bilhete da companhia (R$ 2,10) e acompanhar o evento.

Da Assessoria de imprensa da CPTM

Unesp: Faculdade de Medicina terá unidade para testes de remédios
Estudos serão feitos no campus de Botucatu

A Faculdade de Medicina (FM), campus de Botucatu, vai abrigar uma das 14 Unidades de Pesquisa Clínica para realizar testes de bioequivalência e de certificação de novos medicamentos para o Ministério da Saúde. A instituição foi escolhida no mês passado, entre 50 propostas avaliadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). No Estado de São Paulo, além da UNESP, as unidades da USP de Ribeirão Preto e de São Paulo foram contempladas.

Bioequivalência é um estudo comparativo entre dois medicamentos que possuem a mesma indicação terapêutica e que são administrados pela mesma via e na mesma dose. Dois medicamentos são considerados bioequivalentes quando não se constatam diferenças estatisticamente significativas entre a quantidade absorvida e a velocidade de absorção pelo organismo.

A autora do projeto, a ginecologista Marilza Vieira Cunha Rudge, atual pró-reitora de Graduação, informa que os recursos, da ordem de R$ 1,5 milhão, serão investidos em uma unidade com dez leitos, equipada com uma UTI, uma minifarmácia e área de lazer. ‘Como os testes dos medicamentos serão feitos por voluntários, a determinação é que esta unidade fique separada fisicamente dos outros leitos convencionais’, destacou a docente.

Os estudos desenvolvidos na Unidade deverão ser avaliados pelo Comitê de Ética local e pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Um grupo de apoio à pesquisa foi criado para trabalhar na condução dos experimentos.

Marilza cita, como exemplo, projetos para a avaliação do efeito da aspirina na prevenção da eclâmpsia, espécie de convulsão provocada pela hipertensão em gestantes, além de drogas para diminuir o colesterol e o infarto do miocárdio. Outras parcerias possíveis são com os laboratórios farmacêuticos, para testes de medicamentos genéricos.