Cultura: Pinacoteca abre mais quatro exposições neste sábado

'O Desenho Estampado: A Obra Gráfica', de Evandro Carlos Jardim, é um dos destaques

sex, 08/07/2005 - 13h57 | Do Portal do Governo

A abertura de quatro exposições é o destaque da Pinacoteca do Estado neste sábado. ‘O Desenho Estampado: A Obra Gráfica’, de Evandro Carlos Jardim é a maior exposição realizada pelo artista paulistano, de 70 anos, que apresenta mais de duzentos de seus trabalhos. Com curadoria de Claudio Mubarac, a mostra investiga o pensamento que permeia e estrutura o conjunto de gravuras trabalhadas em grupos de figuras recorrentes.

Já ‘Museus de São Paulo, desenhos de Paulo Von Poser’ exibe uma série inédita de 18 desenhos realizados em 2005 em diversos museus da Capital, os quais chama de oásis silenciosos no caos urbano. Nessa mostra, o artista homenageia além do centenário da Pinacoteca, as instituições e colecionadores que não se contentaram em fazer e colecionar arte, mas doaram suas coleções e acervos à cidade.

Em ‘Brasil e Brasileiros no Olhar de Thomaz Farkas’ serão expostas cerca de cem imagens coloridas de uma viagem feita pelo fotógrafo, entre 1968 e 1974, pelo Rio Negro, Bahia e Ceará . Na ocasião, serão exibidos três documentários dirigidos por Farkas, no auditório do museu, a partir das 14h30. São eles: Paraíso, Juarez (8 min), Todomundo (35 min) e Hermeto, campeão (35 min).

E dando continuidade ao projeto Octógno Arte Contemporânea a Pinacoteca, abre ainda a exposição ‘Percurso Ótico de Carla Zaccagnin’ e assessoria técnica de Renato Cury. A obra toma partido da arquitetura e da localização do octógono, um pátio central com pé direito duplo, para dar lugar a uma operação tão precisa como pontual: a transposição, por meio de um jogo de espelhos, da imagem de uma das obras pertencentes ao acervo, exposto no andar superior. A curadoria é de Ivo Mesquita.

Segue em cartaz a primeira mostra individual no Brasil do italiano Antonio Ferrigno, desde 1905, reúne 70 pinturas. Intitulada ‘Antonio Ferrigno – 100 Anos Depois’, a exposição apresenta obras produzidas durante os 12 anos em que ele morou em São Paulo , entre 1893 e 1905. Naquele período, Ferrigno retratou várias paisagens da capital e do interior do Estado, entre outros temas.

  • Percurso Ótico e Antonio Ferrigno – 100 anos depois
    Até 14/08 , de terça a domingo, das 10h às 18h
    Ingressos: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos sábados

  • O Desenho Estampado: A Obra Gráfica, Museus de São Paulo e Brasil e Brasileiros no Olhar
    Até 28/08, de terça a domingo, das 10h às 18h
    Ingressos: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos sábados

    Pinacoteca do Estado
    Praça da Luz, 2 – Luz.
    Tel.: (0xx11) 3229-9844
    Acesso a portadores de deficiência física

    Da Secretaria da Cultura