Cultura: Pianista Wagner Tiso e Banda Sinfônica do Estado levam obras de Villa-Lobos ao Sérgio Cardo

Será nestas quarta e quinta-feira, às 21 horas

qua, 17/08/2005 - 13h17 | Do Portal do Governo

Wagner Tiso apresenta-se nestas quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso. No espetáculo, Tiso atuará como regente e solista em piano, interpretando obras de Villa-Lobos e composições próprias. No repertório, Fantasia em 3 movimentos em forma de Choros, com regência de Abel Rocha; Fantasia sobre Choro n.º 10; Fantasia sobre Mandu Sarará; Pout pourri Villa-Lobos; Chorata e Piano, com regência do próprio Tiso.

Descendente de ciganos do leste europeu, Tiso é um marco da Música Popular Brasileira (MPB) em sua versatilidade e talento. Ao romper as fronteiras entre erudito e popular, ele inovou a música instrumental com o grupo Som Imaginário, que representou uma revolução para a música instrumental pelo seu ecletismo e ousadia. Seus arranjos para o disco Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento, resgataram a sonoridade sinfônica à música popular. Esta parceria rendeu ainda grandes sucessos, como a canção Coração de Estudante, transformada em hino pelas Diretas Já, em 1984. Inquieto, renovador, pesquisador, Tiso consolidou sua experiência com a música de concerto, no seu trabalho com o Rio Cello Ensemble e com a Orquestra Petrobrás Pró Música. Deste então, rege e se apresenta como solista no Brasil e na Europa.

Dono do prêmio por melhor CD Instrumental de 2004, Tiso tem mais de 30 discos gravados e inúmeras composições para cinema e teatro. Em dezembro, lançará uma caixa de quatro CDs, com 50 fonogramas originais de arranjos ao longo de seus 45 anos de carreira.

A Banda Sinfônica do Estado, formada por 85 instrumentistas, iniciou suas atividades artísticas em novembro de 1989. Tem como principal objetivo a difusão da música de concerto originalmente concebida para esse tipo de formação instrumental.

Wagner Tiso & Banda Sinfônica do Estado
Dias 17 e 18, às 21 h. Ingresso: R$ 20 e meia entrada

Teatro Sérgio Cardoso
R. Rui Barbosa, 153. Bela Vista. Bilheteria: 3288-0136
Acesso a portadores de deficiência
www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.