Cultura: Pessoas portadoras de deficiências aprendem a arte dos cristais

nd

qui, 29/11/2001 - 18h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo inaugura, neste domingo, dia 2, às 12 horas, a Oficina do Vidro. Voltada para pessoas portadoras de deficiências, a oficina tem como objetivo a reabilitação social, além de sua profissionalização na arte dos cristais murano. A iniciativa, pioneira no Brasil, foi implantada pela primeira vez no país, em Campos do Jordão, no mês de julho deste ano.

Coordenada pela artista plástica Debora Muzskat, a oficina conta com a participação de 20 pessoas portadoras de deficiências, encaminhadas pela equipe da Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas. O grupo será monitorado por dois ex-alunos formados na primeira turma do curso.

‘A cultura tem sido um importante fator de inclusão social para os portadores de deficiências. Ela permite o resgate da auto-estima e aproxima-os da sociedade’, diz Marcos Mendonça, Secretário de Cultura.

As aulas serão ministradas cinco vezes por semana, nas quais os alunos aprenderão as técnicas de confecção dos cristais murano, de origem italiana. Após três meses, os alunos estarão habilitados para realizar a produção de suas peças em casa e fazer desta arte uma profissão rentável.

Data: Domingo, dia 2 de dezembro de 2001
Horário:12 horas
Local: sede da Secretaria de Estado da Cultura – Rua Mauá, 51 – piso térreo – Luz