Cultura: Peça Conexões Cósmicas mostra teoria sobre a criação e evolução do universo

Haverá um ensaio aberto no dia 25 de janeiro, às 16 horas

seg, 13/01/2003 - 21h05 | Do Portal do Governo

Uma trupe intergalática realizará um festival de teatro para contar a história do universo, na Estação Ciência da USP. A partir de 11 de fevereiro, o Núcleo de Artes Cênicas, pertencente à Estação, apresentará a peça Conexões Cósmicas, que pretende proporcionar uma reflexão sobre a teoria da evolução do cosmos. Teatro, música ao vivo, manifestações populares como capoeira, maracatu e arte circense se somam a vários recursos tecnológicos para divulgar a ciência.

A peça, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas, com concepção final de Wilton Amorim, foi inspirada por um painel exposto na Estação Ciência. Este quadro, por sua vez, reúne diversas teorias sobre a criação e evolução do universo, tendo o Big Bang como modelo fundamental. Foi pintado pelo artista plástico Paulo Roberto Santiago a partir das idéias do professor Augusto Damineli, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Damineli também é consultor científico da produção teatral.

No enredo da peça, os integrantes de uma trupe mambembe intergalática realizam um festival de teatro, criando um espetáculo dentro do outro. Nesta nova encenação, os personagens principais pertencem a povos diferentes, de culturas distintas. Os protagonistas contam a história do universo a partir de sua própria cultura, defendendo versões diferentes. Cada ponto de vista se relaciona a uma parte da teoria da evolução do universo, enfatizando primeiro a Era do caos, depois o Big Bang, os períodos da Luz, das trevas, da formação dos corpos celestiais, do desenvolvimento da vida e o tempo futuro. No final, um enigmático personagem chamado Elo mostra que todas as histórias têm um só sentido, se forem unidas.

Para Caue Matos, ator participante e produtor da peça, o resultado é envolvente e bem humorado. ‘O trabalho da Estação Ciência é popularizar o conhecimento científico. Desta vez, estamos fazendo um espetáculo bastante acessível, interessante para todas as pessoas com mais de 8 anos’, diz. Matos relembra a primeira peça do Núcleo, A estrela da manhã, com um público de 23 mil pessoas em várias cidades e estados e que permanece disponível para agendamentos. Um terceiro trabalho está sendo preparado, O pequeno cientista, direcionado às crianças, a partir de 2 anos de idade.

Conexões Cósmicas terá um ensaio aberto no dia 25 de janeiro, às 16 horas, para um primeiro contato com o público. Entre 11 de fevereiro e 10 de março, a peça estará à disposição das escolas que solicitarem a encenação, de terça a quinta-feira, às 10 ou às 15 horas. De 11 a 20 de março, o grupo se apresentará em outras cidades do estado, para depois iniciar a temporada oficial no teatro da Estação Ciência, no dia 21 de março, de quinta a sábado, sempre às 16 horas, até o dia 22 de junho.

A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1274, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (11) 3675-8828

Lucas Oliveira Telles – Agência USP de Notícias