Cultura: Patativa do Assaré é tema de exposição na Estação Morumbi da CPTM

nd

seg, 01/10/2001 - 17h14 | Do Portal do Governo

Está aberta na Estação Morumbi, da Companhia Paulista de Trens Metropolitano – CPTM -, uma exposição fotográfica contando um pouco da vida e obra do poeta popular cearense Patativa do Assaré. As fotos, que fazem parte do ensaio inserido no livro ‘O Poeta do Povo’, do jornalista e estudioso da cultura popular Assis Ângelo, são de autoria de Gao Oppido, hoje considerado o mais importante fotógrafo brasileiro em atividade no País. No total são onze trabalhos em preto e branco, medindo 40cm x 50cm.

A exposição, montada no saguão de entrada da estação, poderá ser apreciada pelo público entre as 4 horas e meia-noite diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados. A estação Morumbi localiza-se na avenida das Nações Unidas, 14.171, proximidades do Shopping Morumbi.

O personagem

Antônio Gonçalves da Silva nasceu em 1909 no sítio Santana, região de Assaré, município distante cerca de 600 quilômetros do Crato, CE. De lá saiu poucas vezes, e nas poucas vezes que saiu foi a convite de sindicatos e outras entidades trabalhadoras para recitais e um tratamento médico no Rio de Janeiro, em fins dos anos 70, quando sofreu um atropelamento na cidade de Fortaleza.

Patativa do Assaré é considerado o mais importante poeta popular brasileiro em todos os tempos. A sua obra já foi estudada até na Sorbonne, França, pelo professor Raymond Cantel. No Ceará, é matéria obrigatória na rede escolar. Há vários livros a seu respeito e muitos poemas e músicas em sua homenagem. O livro tido como mais completo que trata da a sua obra é ‘O Poeta do Povo’, lançado há pouco pela editora CPC/Umes. Acompanha esse livro um CD documental, em que o poeta conta a forma como desenvolve o seu trabalho, ao mesmo tempo que fala da vida e da morte, sonhos e esperanças que alimentam o ser humano a prosseguir na sua eterna caminhada por tempos melhores.

Obra

O poeta Patativa do Assaré começou a carreira como poeta repentista, por volta dos 14 anos de idade. Contam contemporâneos seus que ele era imbatível no desafio poético ao som da viola, embora sempre dissesse, como diz até hoje, que jamais faria da poesia negócio.

Pouco depois de lançar o seu primeiro livro, ‘Inspiração Nordestina’, em 1956, no qual incluiu o poema ‘A Triste Partida’, gravado em ritmo de toada em 1964 pelo rei do baião Luiz Gonzaga. Esse poema/música é considerado um hino pelos nordestinos. Nessa obra ele fala da tristeza dos conterrâneos forçados a deixar sua terra em busca de condições melhores de vida. Mais 30 poemas de Patativa já foram musicados e lançados em disco.