Cultura: Parceria da Secretaria Estadual da Cultura com parque temático cria museu a céu aberto

Em maio e junho o parque Hopi Hari vai explicar a origem de São Paulo por meio de atividades lúdicas

qua, 15/05/2002 - 13h37 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, dia 16, o Hopi Hari, maior parque temático da América Latina, vai se transformar também no maior museu a céu aberto do mundo. Numa homenagem a São Paulo, o parque fechou uma parceria com a Secretaria Estadual da Cultura e vai levar parte do acervo do Memorial do Imigrante para suas dependências.

O museu é uma das atrações do evento Todo Mundo em São Paulo – 8 povos e a melhor das misturas, promovido pelo Laboratório Educativo Hopi Hari, que vai celebrar a diversidade cultural contando a história das principais migrações e imigrações que formaram a população paulistana. Espanhóis, árabes, judeus, africanos, japoneses, italianos, portugueses e nordestinos serão retratados de forma lúdica em várias frentes: livro, site, peça teatral e oficinas espalhadas pelo parque até o dia 16 de junho.

Oficinas

Para trabalhar a diversidade cultural por meio do conceito da transversalidade – a partir de um tema, possibilitar o estudo de diversas matérias do currículo escolar -, o parque vai contar com oficinas, distribuídas em suas dependências, onde as crianças vão aprender brincando com atividades de artesanato e tecnologia. Numa alusão à mistura de raças, nas oficinas de artesanato as crianças vão combinar pastilhas e montar mosaicos que depois serão englobados num projeto de cidadania e embelezamento de espaços públicos. Nas oficinas de tecnologia irão descobrir suas origens com o uso de um programa de computador que conta a história dos sobrenomes e fazer experiências com a imagem, testando como seria sua aparência se o pai fosse japonês e a mãe africana, por exemplo.

Todo Mundo em São Paulo faz parte do programa educacional do Hopi Hari, que tem como objetivo principal auxiliar o processo educativo e cognitivo com atividades lúdicas e interativas, que estimulam a experimentação. A idéia do parque, em parceria com várias empresas e entidades governamentais, como Unesco e Secretaria Estadual da Educação, é criar um vínculo definitivo com escolas de ensino fundamental e médio de todo o país, tanto na rede pública como particular.

Local: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72,5