Cultura: Paço das Artes inicia atividades nesta quarta-feira

Exposições de três artistas abrem a Temporada de Projetos 2005/2006

qua, 26/01/2005 - 7h36 | Do Portal do Governo

O Paço das Artes inicia suas atividades nesta quarta-feira, dia 26, com a inauguração das exposições de três artistas: Teresa Viana e José Guedes são os artistas convidados e Fábio Tremonte abre a Temporada de Projetos 2005/2006. Essas três mostras têm o objetivo de fazer novas leituras e discussões sobre a realidade.

A exposição ‘Sem Título’, do cearense José Guedes, apresenta vídeo-instalações, fotografias, livros-objeto e desenhos nos quais o artista aponta o trajeto entre as linguagens da fotografia e da pintura. Após muitos anos dedicando-se à pintura, o artista foi depurando seu trabalho e ampliou seu leque de atuação, somando outros suportes e linguagens às “telas”, como o vídeo e a fotografia.

A artista Teresa Viana expõe um trabalho experimental em que a pintura sai das telas, ganha volume e passa a ocupar o espaço do visitante. Em uma pintura expandida com gesso, pigmentos e estruturas de arame sobre a parede, a artista faz com que os volumes de cor ganhem a dimensão do globo, desdobrando o corpo da obra e ampliando a imaginação do visitante.

Na mesma data, Fábio Tremonte, educador e pesquisador paulista, abre a 1ª edição da Temporada de Projetos do biênio 2005/2006. Tremonte expõe desenhos e textos feitos diretamente nas paredes. O artista, dedicado principalmente ao desenho, desenvolveu um vocabulário próprio e usa de autonomia gráfica para figurar as obras. Ponto de partida deste trabalho, a memória é rascunhada e percebida no dia-a-dia. Suas anotações e reflexões autobiográficas cotidianas ganham forma e espaço.

Sem Título: José Guedes e Teresa Viana
Temporada de Projetos 2005/2006: Fábio Tremonte
Vernissage: 26/01, às 20h. Até 27/02

Paço das Artes
Av. da Universidade, 1 – Cidade Universitária. Tel.: (11) 3814-4832
Ingresso: R$ 3,00 e (meia entrada).
Grátis aos domingos para maiores de 60 e menores de 12 anos.
Aberto de terça a sexta, das 9h às 18h30.
www.pacodasartes.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.