Cultura: Paço das Artes abre espaço para três mostras simultâneas

Design de Interiores como Arte na Alemanha é a primeira exposição internacional do ano

qui, 07/04/2005 - 14h23 | Do Portal do Governo

Quem ainda não viu, vale conferir, no Paço das Artes, na Cidade Universitária, as mostras Come-in: Design de Interiores como Arte Contemporânea na Alemanha, primeira mostra internacional do ano na galeria, e a segunda edição da Temporada de Projetos 2005/2006, com os trabalhos de Fernanda Chieco e Bruno Vieira.

Em parceria com o Goethe Institut, a Come-in: Design de Interiores como Arte Contemporânea na Alemanha investiga a conexão entre arte e design aplicado. Objetos individuais, esculturas, instalações, vídeos e inserções de 25 artistas alemães de diferentes vertentes apresentam um panorama de aproximações e estabelecem as demarcações entre design e arte.

Na nova temporada de Projetos, Fernada Chieco traz trabalhos inéditos, entre os quais: coleção de desenhos, objetos e instrumentos. Um destes instrumentos é um sugador de luz vermelha, a ser experimentado por voluntários durante a abertura da exposição. Sobre os objetos: shrunken heads são cabeças que foram encolhidas para serem colecionadas como troféus humanos. Em sua coleção de desenhos, Fernanda reúne cabeças de pessoas que, em vida, tiveram um órgão ou membro artificial.

Bruno Vieira apresenta três obras: Desaparecidos/Missings, Invasões e Ninguém Está a Salvo. A primeira é uma intervenção virtual, via internet, que apresenta 159 cartazes feitos a partir dos registros fotográficos e de vídeos realizados em Pune, na Índia, e, Nova York, nos Estados Unidos. Invasões traz uma série de fotografias e um vídeo das intervenções urbanas, em que Bruno demarca com uma fita amarela as fronteiras das sombras dos objetos nas imagens. A idéia do artista é dizer que este contorno do objeto carrega a memória da sombra. Por fim, Ninguém Está a Salvo é um registro em vídeo de cenas captadas por webcam.

As duas mostras permanecem em cartaz até o dia 1º de maio. A visitação é de terça a sexta, das 11h30 às 19h, e sábado e domingo, das 12h30 às 17h30.

PAÇO DAS ARTES
Av. da Universidade, nº 1, Cidade Universitária – São Paulo/SP
Site: www.pacodasartes.sp.gov.br
E-mail: pacodasartes@pacodasartes.sp.gov.br

Ingressos: R$ 3,00. Estudantes pagam meia entrada. Domingo é grátis
Para estudantes da USP, visitantes acima de 60 anos e menores de 12 anos a entrada é gratuita

Agendamento de visitas monitoradas
Horários: de terça a sexta, das 9h00 às 18h30.
Tel.: (11) 3814-4832, ramais 15 e 21. Fax: (11) 3815-7904
E-mail: educativo@pacodasartes.sp.gov.br