Cultura: Pacientes do Caps Itapeva ganham biblioteca sobre rodas

A 72ª Sala de Leitura do Estado conta com 500 títulos e jornais diários

qui, 17/11/2005 - 15h12 | Do Portal do Governo

A 72a Sala de Leitura do Estado foi inaugurada no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira, conhecido como Caps Itapeva, na Bela Vista, zona central da capital. O intuito é humanizar o atendimento e criar ambiente acolhedor para pacientes e seus acompanhantes. Esse centro atende 260 usuários por mês, que agora têm à disposição livros de diversos gêneros literários, doados por editoras.

A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias da Saúde e da Cultura (por meio do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores). Além de 500 títulos e jornais diários, a unidade recebeu a ‘biblioteca sobre rodas’, carrinhos que distribuem as publicações para os pacientes incapacitados de sair do leito. O Caps ganhou também exposição de fotos do livro Conversas e Memórias, relato de histórias de vida e das oficinas desenvolvidas pelos freqüentadores dos Centros de Referência do Idoso (CRI) das zonas norte e leste.

Prazer de ler – Criado em 2003 pela Secretaria da Cultura, o Programa São Paulo: Um Estado de Leitores tem a proposta de incentivar o prazer da leitura e facilitar o acesso às publicações. Em maio, alcançou uma de suas principais metas: zerar o número de municípios do Estado sem bibliotecas públicas. Isso foi possível graças ao esforço conjunto entre a Secretaria da Cultura, prefeituras e iniciativa privada. Além das bibliotecas, o programa abriu mais de 70 salas de leitura na periferia da capital e Grande São Paulo, em conjuntos habitacionais, hospitais públicos, escolas de samba, centros de integração da cidadania, esportivos e culturais.

SERVIÇO
O Caps Itapeva fica na Rua Carlos Comenali, 20 – atrás do vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – centro

Da Agência Imprensa Oficial