Cultura: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre Temporada 2004

Concertos serão realizados a partir de quarta-feira, dia 4, na Sala Sala São Paulo

dom, 29/02/2004 - 15h37 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo abre a Temporada 2004 em grande estilo com uma das obras mais emblemáticas do repertório sinfônico: a sinfonia nº 9 em ré menor, op. 125, de Ludwig van Beethoven, sob regência de Roberto Minczuk.

Os concertos serão realizados na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), às 21 horas; e no sábado (6), às 16h30, na Sala São Paulo. Acompanham a orquestra seu coro, conduzido por Naomi Munakata, o coro Paulistano, regido por Mara Campos, além dos solistas convidados. São eles: a dinamarquesa Irène Theorin, a jovem mezzo-soprano brasileira Luisa Francesconi, que atua na Itália, o tenor holandês Johnny van Hal e o baixo holandês Geert Smits.

Beethoven levou quase vinte anos para completar essa sinfonia, se contarmos os primeiros esboços datados de 1793, quando já tinha em mente incluir os versos de Schiller. A estréia aconteceu em maio de 1804 em Viena, e apesar da completa surdez, Beethoven ficou ao lado do maestro durante toda a peça, para assegurar que os andamentos seriam corretos. No final da sinfonia, ele nem percebeu a ovação do público e a mezzo-soprano gentilmente o fez virar para a platéia para que pudesse ver o sucesso que tinha alcançado. Numa pesquisa feita no final do século XX, ela apareceu como a música mais popular no mundo todo.

Sala Sérgio Cardoso (862 lugares) – Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista. Bilheteria: (11) 288-0136.
Acesso a portadores de deficiência física. www.teatrosergiocardoso.sp.gov.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura