Cultura: Orquestra Sinfônica do Estado apresenta, até sábado, duas sinfonias de Beethoven

Concertos fazem parte do projeto de gravação de CD de música erudita

qui, 22/09/2005 - 12h45 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta, desta quinta-feira, dia 22, até sábado, mais duas Sinfonias de Beethoven, a Quinta e a Sétima. Os concertos, regidos por John Neschling, na Sala São Paulo, dão continuidade ao projeto de parceria com o selo Biscoito Fino, que pretende gravar todas as sinfonias do grande mestre da música erudita e lançar o CD.

Composta entre 1804 e 1808, a Sinfonia Nº 5 em Dó Menor, Op.67, de 34′, revoluciona o princípio de condensar o primeiro tema da Quinta Sinfonia num pequeno motivo de quatro notas. Esse motivo inicial é provavelmente a idéia musical mais conhecida de toda a história da música. A beleza cresce na proporção direta de sua ambigüidade. Embora o impacto inicial do primeiro movimento fique fixado na memória, o ponto culminante da obra está na última parte. Dentre os quatro movimentos, é o mais longo e o mais elaborado, o que apresenta as sonoridades mais poderosas. A Quinta Sinfonia, assim como a Terceira, é baseada em um novo modelo narrativo, de drama que acaba em happy-end.

Já a Sinfonia Nº 7 em Lá Maior, Op.92, de 38′, foi composta entre 1811 e 1812 e estreou na grande sala da Universidade de Viena, em dezembro de 1813, em benefício dos soldados feridos na batalha de Hanau contra as tropas napoleônicas. A elite musical vienense, movida pelo patriotismo, participou em peso do evento. Diferentemente de outras estréias, em que a ousadia das sinfonias de Beethoven era recebida com estranheza, a Sétima foi recebida com entusiasmo, merecendo inclusive um pedido de bis. O próprio Beethoven regeu a orquestra. A surdez parcial dificultou mas não impediu a condução da orquestra.

Concerto Osesp – Quinta e Sétima Sinfonias de Beethoven
Dias 22 e 23, quinta e sexta-feira, às 21h. Sábado, às 16h30

Sala São Paulo (1.501 lugares)
Praça Júlio Prestes, s/nº. Metrô Luz
Bilheteria: 3337-5414. Ticketmaster (11) 6846-6000
Acesso a portadores de deficiência física
www.osesp.art.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.