Cultura: Orquestra Paulistana de Viola Caipira lança primeiro DVD com músicas de Tom Jobim

Lançamento será no Teatro Shopping Frei Caneca, às 21 horas

ter, 19/07/2005 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira, do professor Ruy Tornezi do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM), lança hoje seu primeiro DVD, no auditório do Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. Formada desde 1997, pelo Instituto São Gonçalo de Cultura Caipira, a Orquestra conta hoje com mais de 50 integrantes, parte deles alunos e ex-alunos do CEM.

O DVD traz clássicos, como ‘Luar do Sertão’ , de Catulo da Paixão Cearense; ‘Felicidade’, de Lupicínio Rodrigues; e ‘Trenzinho Caipira’, de Villa-Lobos; além de composições mais atuais, como ‘Tocando em Frente’, de Almir Sater; ‘Eu, A Viola e Deus’, de Rolando Boldrin, e uma versão do Hino Nacional Brasileiro.

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira é reconhecida como um dos principais movimentos responsáveis pela manutenção da tradição do primeiro instrumento musical a chegar ao Brasil, por volta de 1550. Além do lançamento, haverá entrevistas, a história da viola caipira e uma vídeo-aula. A produção artística é de José Ricci e Leo Stinghen. A distribuição do DVD será feita pela Arlequim Discos.

  • Orquestra Paulistana de Viola Caipira
    Dia 19, terça-feira, às 21h30. Ingresso: R$10 e ½ entrada
    Auditório do Teatro Shopping Frei Caneca
    R. Frei Caneca, 569, Cerqueira César

    Centro de Estudos Musicais Tom Jobim
    www.ulm.sp.gov.br

    Da Secretaria da Cultura