Cultura: Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta no projeto Concertos Matinais

Espetáculo do próximo domingo, Dia das Mães, terá interpretação de clássicos da MPB

sex, 06/05/2005 - 11h43 | Do Portal do Governo

Uma boa opção de cultura para o Dia das Mães, no próximo domingo, 8 de maio, é assistir ao concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim, às 11 horas, na Sala São Paulo, no projeto Concertos Matinais. Sob a regência do maestro Roberto Sion, a Orquestra executará as peças Máscara Negra, de Zé Kéti; Cantilena e Europa, de Roberto Sion; Céu e Mar, de Johnny Alf; Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira; e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

O projeto Concertos Matinais foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à música e formar novas platéias. Os espetáculos são sempre nas manhãs de domingo e têm ingressos vendidos a preços populares: R$ 2,00 na bilheteria e R$ 1,00, se comprado com antecedência nas unidades do Poupatempo Sé e Itaquera. Coordenada pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (CEM), a programação de 2005 tem direção artística de Clodoaldo Medina. A idéia é despertar no público o gosto pela música orquestrada. Na edição 2004, foram 30 apresentações que atingiram 36 mil pessoas. A média de público
no ano passado bateu a casa de 1,2 mil espectadores por concerto.

Roberto Sion é maestro titular da Orquestra Jovem Tom Jobim desde seu início, em julho de 2001. Também reconhecido e respeitado pelo trabalho de compositor, arranjador e professor. Iniciou seus estudos aos cinco anos de idade e formou-se em saxofone, flauta e clarineta. Aprofundou seus conhecimentos em Berklee School of Music. Estudou com nomes como Joseph Viola, Ryo Noda e Damiano Cozzella. Tem sete álbuns gravados e apresentações como solista na Europa, Eua, Japão e Israel.

A Orquestra Jovem Tom Jobim iniciou suas atividades artísticas durante o 31º Festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho de 2001. Tem como objetivo o resgate das obras tradicionais de nossos grandes compositores, o cultivo da obra do mestre Tom Jobim e a pesquisa e experimentação musical abrindo portas aos novos intérpretes. Composta por 43 músicos bolsistas, de 13 a 25 anos, tem em sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo, elétrico, guitarra, bateria e percussão) formando um corpo musical diferenciado.

Secretaria de Estado da Cultura
Assessoria de Imprensa

(LRK)