Cultura: Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta no Memorial da América Latina

Sinfônica é formada por 43 músicos bolsistas entre 13 e 25 anos

dom, 25/05/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo

O mais novo corpo musical da Secretaria de Estado da Cultura – a Orquestra Jovem Tom Jobim – sob a direção e regência do maestro Roberto Sion e coordenada pela Universidade Livre de Música Tom Jobim apresenta-se sábado, dia 31, às 21 horas, no Memorial da América Latina.

A sinfônica é formada por 43 músicos bolsistas entre 13 e 25 anos e busca em suas apresentações resgatar as obras tradicionais dos maiores compositores brasileiros, além de dedicar-se a trabalhos de pesquisa e experimentação musical.

Apresentou-se com artistas de estilos diferentes na MPB como Paula Lima, Chico Pinheiro, Swami Junior, Marcelo Mariano e Marco da Costa e, recentemente, no Festival de Inverno deste ano, com Dominguinhos. Sua formação sinfônica (cordas, madeiras e metais), somada à sessão rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), faz da orquestra um corpo musical original, que amplia as fronteiras das apresentaçõles.

Roberto Sion

Entre os mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, destaca-se o saxofonista, flautista e clarinetista Roberto Sion, também reconhecido pelo seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor. Desde 1998, é coordenador pedagógico dos Cursos de Música Popular do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM). É maestro titular da Orquestra Jovem Tom Jobim, desde sua fundação em julho de 2001.

Iniciou na música ao piano, com 5 anos. Aos 8, no saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, em Santos. Aos 15 anos, integrou-se a- Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação.

Foi vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela bossa-nova, seja samba, fazendo desse estilo sua marca registrada. Tem em seu currículo sete álbuns gravados, apresentações como solista na Europa, EUA, Japão e mais recentemente em Israel.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Cultura

(AM)