Cultura: Orquestra de Câmara da Osesp apresenta programa eclético

Evento será hoje, às 21 horas

sex, 26/09/2003 - 19h17 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 27, às 21 horas, a Sala São Paulo será palco do concerto da Orquestra de Câmara da Osesp. A regência é do maestro Gil Jardim e o harmonicista Gianluca Littera é o grande convidado do programa. O repertório, eclético, terá as seguintes obras: Immobile n° 2, de Ennio Morricone; Five Pieces, de Gordon Jacob; Pavane, Op.50, de Gabriel Fauré; Vera Cruz, de Milton Nascimento; A Fala da Paixão, de Egberto Gismonti; Choro Negro e As Rosas não Falam, de Cartola e Paulinho da Viola; Flôr de Lis, de Djavan; Beatriz, de Edu Lobo e Chico Buarque; Queimada e Jongo, de Paulo Belinatti. O concerto será reapresentado no domingo (28), às 17 horas.

Gil Jardim é docente do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 1984, onde leciona Regência Orquestral e Percepção. Tem se notabilizado por suas atuações em concertos com diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais, com trabalhos fortemente marcados pela habilidade em extrair da fusão entre elementos da música étnica e erudita brasileiras, resultados de grande magia e expressão artística.

Gianluca Littera formou-se em 1985 cum laude no Conservatório Rossini de Pesaro e no mesmo ano foi aprovado na primeira audição que fez para a Orchestra do Teatro Comunale di Bologna. Neste período, tocou sob regência de maestros como George Solti, Riccardo Muti e Riccardo Chailly. Passou mais de dez anos estudando a harmônica cromática e, há vários anos, tem atuado como solista desse instrumento.

da Secretaria da Cultura

M.J.