Cultura: Orquestra da USP homenageia Camargo Guarnieri

Evento faz parte das comemorações dos 30 anos de sua fundação

ter, 19/04/2005 - 11h26 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações dos 30 anos de sua fundação, a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) apresenta na próxima terça-feira, dia 26, um concerto que abre a Série Mosaico, na Sala São Paulo.

Serão três obras, que marcaram fases distintas da vida do compositor Camargo Guarnieri, seu primeiro maestro e diretor: Abertura Festiva (1971), Suíte Vila Rica (1958) e Choro para violoncelo (1961). Um dos destaques do concerto é a obra Suíte Vila Rica, um extrato da música composta para ‘Rebelião em Vila Rica’, filme da Vera Cruz.

Guarnieri foi um dos maiores compositores brasileiros do século passado. Faleceu em 1993, aos 85 anos, em São Paulo, logo após ter sido agraciado com o prêmio ‘Gabriela Mistral’ pela OEA (Washington), considerado o Nobel das Américas, com o título de ‘Maior Compositor Contemporâneo das Três Américas’.

A OSUSP é dirigida pelo Maestro Carlos Moreno. Premiado na 8ª versão do Prêmio Carlos Gomes como Revelação, fez pós-graduação em regência na Suíça e formou-se em violino, pela Universidade Uni-Rio. Estagiou na Alemanha e na Áustria e atuou como regente em várias orquestras européias.

O concerto terá em sua terceira parte, ‘Choro para violoncelo e orquestra’, o solista Antonio Lauro Del Claro, um dos mais requisitados por orquestras brasileiras e estrangeiras. Del Claro foi primeiro violoncelista do Teatro Municipal de São Paulo e da OSUSP. Entre suas premiações estão o de melhor solista pela APCA (1991) e o de melhor solista instrumental (Premio Carlos Gomes, 1999).

Serviço:

Data: Terça-feira, dia 26 de abri de 2005l
Horário: 21 horas
Local: Sala São Paulo (antigo prédio da Estação Sorocabana)
Praça Júlio Prestes

Da Agência USP

M.J.