Cultura: ‘Ópera da Meia Noite’ é uma das atrações de hoje no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Destaque também para a Orquestra Jovem de Long Island (EUA) no penúltimo fim de semana do 36.º Festival Internacional

sex, 22/07/2005 - 15h58 | Do Portal do Governo

Vencedores do Prêmio Eleazar de Carvalho, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo com Coral Lírico e a Orquestra Internacional do Festival, com a Ópera da Meia Noite abrem hoje o penúltimo fim de semana do 36.º Festival Internacional de Inverno Dr. Luís Arrobas Martins, em Campos do Jordão. Entre os diversos espetáculos, que primam pela qualidade, estão também a Orquestra Jovem de Long Island (EUA), Música de Câmara com Artistas do Festival Recital de Violino e Piano, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Acorde para as Cordas Pão de Açúcar com o Trio Quintessência.

No programa desta sexta-feira, peças como Quarteto para flauta, violino e violoncelo Nº 3 em Dó maior, K. 171 , de Mozart; Sinfonia Espanhola para Violino e Orquestra, Op. 21 ; Descobrimento do Brasil – Suíte Nº 4 , de Villa-Lobos; e a ópera A Queda da Casa de Usher , de Philip Glass, baseada em um dos contos mais fascinantes do escritor americano Edgar Allan Poe, no Espaço Cultural Dr. Além.

A Orquestra Jovem de Long Island (EUA), formada há quase meio século pelo seu regente Martin Dreiwitz, abre o sábado com emocionante espetáculo. March The Thunderer e The Star and Stripes Forever , de John Philip Sousa, estão entre as récitas, na Praça Capivari. Em seguida, a Música de Câmara com Artistas do Festival apresenta entre as peças Quarteto para Flauta, Oboé, Clarinete e Fagote , de Ronaldo Miranda e Quarteto para Flautas – Cantos de Oxossi , de Almeida Prado. À noite, é a vez de Daniel Hope e Menahem Pressler apresentarem o Recital de Violino e Piano com peças de Beethoven e Prokofiev. À meia noite haverá a reapresentação do clássico Ó pera da Meia Noite.

O domingo também será imperdível com várias apresentações. A Orquestra Acorde para as Cordas Pão de Açúcar vem acompanhada do Trio Quintessência, sob regência de Daniel Misiuk. No programa, Ária das Bachianas Brasileiras N º 5 , de Villa-Lobos e Libertango , de Astor Piazzolla. Em seguida, Cyro Pereira e João Mauricio Galindo regem a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Os dois espetáculos serão no Auditório Claudio Santoro. O fim de semana em Campos termina com as espetáculos Metais e Percussão do Festival, sob regência de Wagner Polistchuk, na Igreja Santa Terezinha e a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Auditório Claudio Santoro. Entre as récitas destaque para A Cidade de Campinas, de Almeida Prado e Fosca , de Carlos Gomes.

Auditório Cláudio Santoro
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880. Campos do Jordão
Acesso a portadores de deficiência física
www.festivaldeinverno.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura