Cultura: Oficinas Culturais abrem quatro mil vagas para cursos gratuitos na Capital e Interior

Confira a relação das oficinas e dos locais de inscrição

qua, 19/02/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo

As Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura abriram ontem, dia 18, inscrições para as atividades promovidas no primeiro semestre de 2003. São cerca de 4 mil vagas em mais de 160 atividades culturais na Capital. São seis Oficinas na Capital (Barra Funda, Tatuapé, Itaquera, São Miguel, Brás e Bom Retiro), com programações diferenciadas em cada uma delas.

Cinema, teatro, folclore, dança, fotografia, música, hip hop, literatura, circo, ópera, meio ambiente, cultura geral, vídeo e rádio são alguns dos cursos oferecidos pelas Oficinas Culturais do Estado na Capital e Interior.

Os cursos podem ser de curta, média e longa duração, distribuídos em oficinas, seminários, encontro e ciclo de palestras. De acordo com seus programas e objetivos podem gerar produtos finais, como espetáculos, apresentações, exposições ou outros bens culturais.

Entre os destaques estão os cursos de desenho de figura humana, por Rosana Paulino; Oficina de Desenho e Fotografia – A Cidade, percursos – Paulo Camillo Penna; Fazendo Cinema – Linguagem Cinematográfica e Roteirização – Artur Medice, Bastidores de um Gibi – Primaggio Mantovi, Plástico Fantástico – Oficina de Moda, Arte e Figurino – Fabiano Menna e o curso de Dança Contemporânea para portadores de deficiência motora, coordenada por Larissa Miwako e Marcos Abranches, todas na Oficina Oswald de Andrade (Bom Retiro).

Na Oficina da Palavra (Barra Funda), vale ressaltar o projeto “Palavra em Cena”, sempre às quartas-feiras, a partir das 20h00. A Oficina Amácio Mazzaropi oferece cursos de Rapel Artístico e Workshop Escalada, coordenados por Dieter Martins. Também há cursos de Capoeira, com Mestre Tigrão, e Oficinas de Máscaras e Clown, ministradas por Soledad Yunge.

Sandro Borelli estará ministrando oficinas de dança-teatro na Oficina de Itaquera. No mesmo local, estarão acontecendo os cursos “Desenhando com o lado direito do cérebro para adultos e crianças – Luiz Carlos de Almeida e Hip Hop para crianças – Michele Sales.

Em São Miguel, os destaques são as oficinas de Expressões Populares, ministrada por Pedrinho do Carmo, e as de Construção de instrumentos de percussão com material alternativo, por João Júnior.

Finalmente, na Oficina Cultural do Tatuapé, destacam-se os cursos de desenho japonês (Mangá), por Rosana Antunes, e Fotografia de Palco, por Gil Grassi.

Para participar de alguma das atividades basta que o interessado, no período estabelecido para as inscrições, compareça à Oficina Cultural onde estará acontecendo a atividade e portando apenas um documento, se inscreva. Cada curso tem um processo de seleção previamente estabelecido (aula teste, análise de currículo, entrevista, etc.)

Serviço
Inicio das atividades: a partir de 24/3/2003
Horário das inscrições nas Oficinas: Segunda a sexta-feira, das 14 às 21 horas
Informações: (11) 3351-8087/8088 das 10 às 17 horas ou nas unidades

Endereços

Oficinal Cultural Oswald de Andrade (741 vagas)
R. Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – Tel.: 221-5558

Oficina Cultural de Itaquera Alfredo Volpi (599 vagas)
R. Victório Santim, 206 – Itaquera – São Paulo – Tel.: 205-5180

Oficina Cultural de São Miguel Luiz Gonzaga (946 vagas)
R. Amadeu Gamberini, 259 – S. Miguel Paulista – São Paulo – Tel.: 6956-2449

Oficina Cultural do Brás Amácio Mazzaropi (645 vagas)
R. Cel. Albino Bairão, 196 – Brás – São Paulo – Tel.: 292-7071 / 7711

Oficina Cultural do Tatuapé Raul Seixas (705 vagas)
R. Inspetor Mário Teixeira, 70 – Tatuapé – São Paulo – Tel.: 6671-9073

Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade (342 vagas)
R. Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo – Tel.: 3666-5803