Cultura: Oficina Oswald de Andrade realiza retrospectiva com a Cia. Repentista do Corpo

Mostra vai até quinta-feira, dia 18

ter, 16/03/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

Numa pequena temporada que vai até quinta-feira, dia 18, a Repentistas do Corpo Cia. de Dança apresenta o espetáculo Corpoemas, concebido no projeto ‘Residências Cênicas’, da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Fundada em 2001, a Repentistas desenvolve uma arte multidisciplinar, dirigida pelo músico-performer Sérgio Rocha, nas articulações da dança com percussão corporal, canto e expressão teatral, em torno de temas contemporâneos.

A companhia também apresentará duas outras obras em programas diferentes: Cordel Encorpado (2001) e Nessa Onda Que Eu Vou (2002). A direção é de Sérgio Rocha, que também integra o elenco ao lado de Cláudia Christ, Júlio Romero e Mauro Schneider.

Cordel Encorpado investiga o universo lúdico-poético do cordel, cruzando linhas de ritmo e rima com a forte tendência ao improviso na atual dança contemporânea brasileira. Os bailarinos dançam os poemas apoiados na técnica de dança contemporânea, abrindo espaço para o improviso e dialogando com a música e a platéia, citando trechos de cordéis famosos.

Nessa Onda Que Eu Vou se passa no período efervescente da Bossa Nova, entre a Copa do Mundo de 1958 e o ano de 1963, quando o Rio de Janeiro transbordava charme, sedução e alegria. O espetáculo faz uma releitura bem-humorada desta época e coloca em cena música, mitos, musas e misses embalados em dança-teatro, percussão corporal e música ao vivo.

Corpoemas mostra a relação corpo/poesia pelo viés da sonoridade dos poemas ditos pelos bailarinos, tendo como ponto de partida o livro CORPO de Carlos Drummond de Andrade. O trabalho mescla dança contemporânea, cenas teatrais e percussão corporal em movimento (técnica que tira sons do corpo c/ as mãos).

Retrospectiva de Dança – Cia Repentista do Corpo.
Dia 15, às 20h, Cordel Encantado.
Dias 16 e 18, às 20h, Corpoemas.
Dia 17, às 20h, Nessa Onda Que Eu Vou.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
R. Três Rios, 363. Bom Retiro.
Tel.: (11) 221-5558. Grátis (distribuição de ingressos a partir das 14h)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.