Cultura: Oficina Oswald de Andrade apresenta peças teatrais com entrada grátis

Entre os dias 24 e 26, público poderá assistir as montagens Cidade Alta, O Ninho e Música a Pedido

qui, 20/03/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura


Entre os dias 24 e 26, o público poderá assistir à apresentação de três montagens teatrais na Oficina Cultural Oswald de Andrade, da Secretaria de Estado da Cultura. Os espetáculos são gratuitos e as encenações das peças Cidade Alta, O Ninho e Música a Pedido serão realizadas às 20 horas.

O evento faz parte da programação de 2003 da oficina e resulta de projeto de leitura dramática de texto do dramaturgo Franz Xaver Kroetz, feita por alunos que freqüentaram as aulas ministradas na Cia. Livre, da Cooperativa Paulista de Teatro.

Um dos principais expoentes da literatura dramática alemã contemporânea, Kroetz ainda é pouco conhecido no Brasil. Considerado um dramaturgo universal, as problemáticas alemãs levantadas por ele têm diversos pontos em comum com nosso meio. Críticos consideram sua obra fundamental para ser pesquisada e difundida, principalmente no momento em que os olhares se voltam para os excluídos.

Sinopses das peças teatrais

  • Cidade Alta: Casal vive a monotonia do cotidiano pueril da classe trabalhadora, quando uma gravidez inesperada instaura o conflito: ter ou não o filho (dia 24).
  • O Ninho: Continuação de Cidade Alta, O Ninho começa com a protagonista grávida. Com o nascimento do bebê surgem problemas, e os personagens passam por um processo de conscientização (dia 25).
  • Música a Pedido: Uma mulher chega do trabalho, entra em casa, liga a TV, guarda as compras, aquece a comida pronta, come, ouve rádio…o programa “Música a pedido”… Depois põe o pijama. Não consegue dormir. Toma um comprido, depois vários… (dia 26).

    SERVIÇO

    A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na rua Três Rios, 363, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, capital. Telefones (11) 222-2662 / 221-4704.

    (AM)