Cultura: Oficina Mazzaropi abre 645 vagas para workshop e cursos gratuitos

Aulas começam no dia 24 deste mês

qui, 13/03/2003 - 13h23 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Estão abertas as inscrições para a Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, da Secretaria de Estado da Cultura, para o primeiro semestre deste ano. São 645 vagas nas áreas de teatro, rapel artístico, máscaras, capoeira e dança do ventre.

Cada curso tem um processo de seleção previamente estabelecido, podendo ser aula-teste, análise de currículo, entrevista e outras metodologias. As aulas terão início dia 24.

Entre os destaques, estão os cursos de rapel artístico e workshop escalada, coordenados por Dieter Martins, oficinas na área teatral, como o núcleo A ótica do bufão, Sua linguagem estética, Fazer teatral para atores, máscaras e clown e O humor na obra de Beckett.
Também há cursos de capoeira, com Mestre Tigrão e Oficinas de máscaras e clown, ministradas por Soledad Yunge.

Homem do interior

Amácio Mazzaropi nasceu em 1912, em São Paulo. Logo mudou-se com a família para Taubaté, terra de Monteiro Lobato criador do Jeca Tatu. Diferentemente do personagem de Lobato, que tem amarelão e por isso fica preguiçoso, o de Mazzaropi é engraçado.

O personagem do caipira criado pelo ator e cineasta figurou em mais de 30 filmes, do começo da década de 60 até a de 80. De camisa xadrez, calça ‘pula-brejo’, chapéu de palha e puxando o ‘r’ ao falar, Mazzaropi imita o jeito típico do homem simples do interior paulista.

Muitas características do maior caipira que o cinema brasileiro já teve lembram o simpático e atrapalhado Carlitos, vivido pelo ator inglês Charles Chaplin em quase todos os seus filmes, na época do cinema mudo.

SERVIÇO:
O horário das inscrições nas oficinas é das 14 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
Local: Rua cel. Albino Bairão, 196 – Brás – São Paulo. Telefone 292-7071 / 7711
Taxa de matrícula: R$ 3,00

(Fonte: www.cultura.sp.gov.br)

(AM)